Cíntia Bortotto Titulo Carreiras
O valor do seu salário
Cíntia Bortotto
21/07/2014 | 07:04
Compartilhar notícia


Afinal de contas, com a economia em retração, muita gente me pergunta se agora seria uma boa hora para negociar seu salário.

Segundo um estudo da Robert Half, os profissionais mais qualificados podem aproveitar para aumentar os seus salários na busca por um novo emprego. Este movimento de procurar aumento salarial quando se troca de emprego sempre ocorreu. O que agora está diferente é que o mercado está mais ávido por mão de obra qualificada, então quem tem qualificação sabe que pode buscar oportunidades para ganhar bem mais, é por isso que as empresas têm investido mais em estratégias de retenção.

Elas têm tentado evitar que o colaborador pense em sair. Ao mesmo tempo, as pessoas hoje escolhem mais o tipo de trabalho que querem fazer. Além disso, há um desprendimento maior de quem atua na base da pirâmide. Antigamente, a pessoa pensava muito mais para pedir demissão porque tinha medo de não conseguir um emprego. Hoje, ela não tolera algumas frustrações porque sabe que poderá encontrar outro trabalho caso saia do que está. Pelo menos por enquanto, isso ainda está acontecendo.

Assim, as empresas estão vivendo um dilema, pois precisam colocar limites e regras e, ao mesmo tempo, têm de conquistar o engajamento de seus funcionários. Para tanto, a melhor forma de reter os talentos é respeitar o fato de que cada um é único. Afinal, para alguns, o que pode fazer a diferença é um salário maior, para outros, um processo de desenvolvimento e, para outros, ainda, demonstrar frequentemente sua importância - é aí que entra a liderança, fazendo a leitura de cada colaborador e ajudando cada um no que precisa ser ajudado.

Do lado de quem trabalha, o colaborador deve ser franco sobre suas expectativas, e também deve ter maturidade para saber que frustrações ocorreram em qualquer trabalho. Não é adequado mudar de trabalho cada vez que se depara com uma frustração.

Para negociar o salário, você precisa demonstrar suas qualificações para a vaga e suas expectativas. Mas, cuidado! Não mude de emprego a todo momento. Maturidade tem sido um aspecto muito observado. Se você acha que pode e precisa de aumento, converse de forma aberta com seu gestor, sempre ponderando o valor de mercado para a sua posição e o seu desempenho. Seja honesto e paciente.

Aqui vão algumas dicas de ouro na hora de negociar salário:

1 – Tenha clara sua meta e saiba mantê-la. Verifique se realmente está de acordo com o mercado.

2 – Escolha o momento certo – aquele em que tenha realizado um trabalho eficiente ou entregue um grande projeto. Evite momentos de crise.

3 – Mostre seus resultados.

4 – Saiba negociar. Prepare-se para ser questionado ou até mesmo criticado. Saiba também ouvir o que seu chefe tem a dizer.

5 – Nunca ameace ou minta em uma negociação dessas. Você pode se prejudicar se não for verdadeiro ou se for agressivo demais.

No mais, siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;