Setecidades Titulo Mobilidade
Sinalização para estádio
da Copa é falha na região

Apenas terminal de Santo André conta com
placas que guiam para a Arena Corinthians

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
01/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Apesar da proximidade entre o Grande ABC e a Arena Corinthians, a sinalização ‘padrão Fifa’ disponibilizada na região para o estádio que será palco da abertura da Copa do Mundo é praticamente inexistente. A apenas 11 dias do primeiro jogo do Mundial, em Itaquera, só há indicações específicas nos terminais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) de Santo André e na Avenida Jacu-Pêssego, importante via de ligação entre o Rodoanel e a Zona Leste da Capital.

Na semana passada, a equipe do Diário percorreu 40 quilômetros do Corredor ABD (Jabaquara/São Mateus/Brooklin) e toda a extensão da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Rio Grande da Serra ao bairro do Brás, na região central da Capital. Foi constatado que o turista que não tiver conhecimento da malha de Transportes da Região Metropolitana terá dificuldades para se locomover à arena.

Em Santo André, placas na passagem subterrânea dos terminais Leste e Oeste indicam a entrada da estação de trem como meio de chegar ao destino. Apesar de a sinalização apontar para a rede ferroviária, não há dentro da parada da CPTM qualquer menção ao estádio. Na plataforma de embarque sentido Brás – a que é utilizada pelos passageiros que vão à Zona Leste – não há informações se ali passam os trens para a Capital ou para Rio Grande da Serra. Esses dados são mostrados apenas no túnel que divide os pontos de espera.

Na escadaria localizada em frente ao acesso pela Rua Itambé, faixa informa que “a CPTM está reformando e atualizando a comunicação visual desta estação” e pede desculpas pelos transtornos.

Em nenhuma das outras oito paradas de trem espalhadas pela região há sinalização ‘padrão Fifa’. Todas elas, entretanto, apresentam mapa atualizado e bilíngue da rede metropolitana de Transportes. Na maioria das estações, as placas indicativas também contém informações em Inglês. Já os avisos sonoros no interior das composições são emitidos apenas em Português.

Na chegada ao Terminal Brás, banners posicionados em frente à área de desembarque apontam o caminho a ser percorrido. Para quem vai acessar o estádio pela entrada Oeste, é indicada viagem até a Estação Artur Alvim pela Linha 3-Vermelha do Metrô. A transferência entre os modais é gratuita. Já quem vai entrar pelo acesso Leste pode utilizar a Linha 11-Coral (Expresso Leste) da CPTM e desembarcar em Corinthians-Itaquera.

A viagem de trem deve ser feita preferencialmente por moradores de Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Já quem mora em São Bernardo ou Diadema pode utilizar o Corredor ABD para chegar à Estação Jabaquara do Metrô, que atende à Linha 1-Azul. De lá, é possível seguir até a Sé e embarcar na Linha 3-Vermelha, ou descer na Luz e seguir o trajeto pelo Expresso Copa.

Nos terminais espalhados ao longo do trajeto, também não há qualquer indicação para a arena. Nas paradas Ferrazópolis (São Bernardo) e Diadema não havia sequer placas com mapa da rede metropolitana. Os funcionários também não foram preparados para orientar. No Terminal Piraporinha, a equipe do Diário perguntou a um trabalhador da EMTU qual seria o melhor caminho para chegar a Itaquera. Em dúvida, sugeriu que usar o trólebus até São Mateus, também na Zona Leste, e, de lá, fosse feita outra viagem de ônibus. Um passageiro que passou e ouviu a conversa interrompeu o rapaz e afirmou, com segurança, de que o itinerário até o Jabaquara seria o mais adequado por ser mais rápido.

Empresas afirmam seguir ‘padrão Fifa’

As empresas envolvidas no transporte metropolitano de São Paulo dizem seguir orientações do Comitê Organizador Local da Copa e garantem que as placas de sinalização espalhadas indicarão “os melhores caminhos” para a Arena Corinthians. Voluntários também irão auxiliar no trabalho de orientação aos turistas.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, foram disponibilizadas cerca de 3.000 placas ao longo de todo o sistema metroferroviário, operado pelo Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Nos dias de jogos no estádio, será colocado em funcionamento o Expresso Copa – trem que ligará as estações Luz e Corinthians-Itaquera em cerca de 19 minutos. O Expresso Leste, que sai do Brás e também vai para a estação localizada nas imediações do acesso Leste da arena, terá operação mantida. Juntas, as duas linhas têm capacidade para transportar 90 mil passageiros por hora em cada sentido, segundo a Pasta.

Sobre a falta de indicações ‘padrão Fifa’ no Grande ABC, a CPTM diz que a estação Prefeito Celso Daniel-Santo André será a única da região que terá esse tipo de sinalização, e que os materiais serão colocados até o fim desta semana. A companhia diz que “a implantação da comunicação visual referente à Copa será feita nas estações que se enquadram dentro do planejamento de mobilidade urbana de torcedores”, mas não explica porque as demais não receberão.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) diz que colocou placas apenas nos terminais de Santo André e do Jabaquara em razão da integração com o sistema metroferroviário. A empresa diz que os locais foram definidos em conjunto com o comitê organizador. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;