Política Titulo
Grana: índices mostram Educação e Saúde em baixa
Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
16/08/2012 | 01:32
Compartilhar notícia


Baseado em números dos Ministérios da Saúde e Educação, o candidato a prefeito de Santo André Carlos Grana (PT) disse que as duas áreas estão em baixa na cidade. Ambas as Pastas são tratadas pelo prefeito Aidan Ravin (PTB), postulante à reeleição, como bandeiras da atual administração.

O prefeiturável citou o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que foi divulgado na terça-feira (leia mais em na página 3 de Setecidades) e aponta o município como líder no ranking das piores instituições de ensino no Grande ABC do 1° ao 5° e do 6° ao 9° ano. A cidade foi a única da região a não atingir a meta estipulada para 2011 no Ensino Fundamental.

Grana também mencionou o Idsus (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde). Nesse levantamento, dos 94 municípios de todo o País que se enquadram na classe com índice de desenvolvimento socieconômico alto e de condições de Saúde médio, Santo André se encontra na 87° posição, com nota 4,68, sendo que a avaliação é feita de 0 a 10. A média brasileira foi de 5,47. Esses números foram divulgados em março.

“São dois indicadores preocupantes. Mostram que a cidade tem, infelizmente, andado para trás nessas duas áreas, que são prioritárias e não temos bom desempenho”, comentou o postulante ao Paço andreense.

O petista ironizou o fato de o prefeito considerar as duas secretarias como pontos fortes da atual gestão. “Infelizmente, isso não condiz com a realidade. Gostaria que ele estivesse certo nisso. Nessas duas Pastas, a cidade parou”, alfinetou o candidato do PT.

Para buscar números melhores na Educação, Aidan nomeou novamente Cleide Bochixio (PSDB) como chefe da Pasta ontem. Ela havia se afastado da Prefeitura para concorrer a vaga de vereadora, mas desistiu do pleito. Cleide deverá se desfiliar do partido tucano nos próximos dias, já que a legenda apoia o candidato do PDT, Raimundo Salles.

Grana confirmou o lançamento do plano de governo para o dia 31, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;