Política Titulo Disputa Jurídica
PMDB pede que MP apure loteamento político na Sama

Ex-superintendente da autarquia de Mauá contratou sete ex-candidatos a vereador; sigla diz que cargos são usados como moeda de troca eleitoral

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
30/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A contratação de ex-candidatos a vereador para cargos comissionados pelo ex-superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) Atila Jacomussi (PCdoB) é alvo de representação do diretório do PMDB de Mauá ao Ministério Público.

O partido considera que os atos encobrem a utilização dos postos de trabalho para obter apoio eleitoral, já que o comunista é pré-candidato a deputado estadual.

No documento assinado pelo presidente local do PMDB, José Carlos Orosco Júnior, o partido considera que as contrações se configuram como improbidade administrativa. Apesar de contarem com amparo legal, pois não há impedimento para contratação de ex-candidatos, a sigla destaca que a cessão das vagas na Sama ocorreu como moeda de troca. Orosco também aponta que há violação dos princípios constitucionais, alegando que os comissionados estariam atuando como cabos eleitorais em vez de cumprirem as funções na autarquia.

“Está deixando de lado técnicos qualificados que estão trabalhando na Sama para dar cargos de chefia aos cabos eleitorais. Espero que o Ministério Público apure a atuação dele na Sama”, declarou Orosco.

A representação pede que, além de apurar o caso, o MP encaminhe a denúncia para seu setor eleitoral e solicite abertura de inquérito policial. O documento também quer que o salário dos comissionados seja ressarcido.

Atila contratou pelo menos sete ex-candidatos a vereador para exercerem cargos comissionados de chefia. Ao todo, os servidores somaram 8.239 votos na eleição de 2012. Apesar de negar viés eleitoral nas nomeações, Atila espalhou dezenas de faixas pela cidade em que aparece ao lado desses funcionários em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8.

O comunista afirmou que todos os servidores contratados por ele atendem ao perfil exigido e que não enxerga impedimento nas nomeações. “Infelizmente estão antecipando o debate eleitoral. O povo quer saber de propostas, não aceita mais esses ataques descabidos”, declarou.

O PMDB também acionou o órgão para averiguação da denúncia de que Atila utilizou a Sama para fazer ligações clandestinas de água na Viela Kossap, no Jardim Itapeva, em troca de votos. O comunista também é acusado pela deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) e pelo ex-vereador Diniz Lopes (PR) de ter utilizado a Sama com fins eleitorais.

Atila foi substituído por Paulo Sérgio Pereira, ex-diretor de Planejamento e Obras da autarquia, no comando da Sama na sexta-feira. Como será candidato, teve de se desincompatibilizar da função.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;