Setecidades Titulo Exposição
Capas do Diário ilustram
50 anos do golpe militar

Mostra com material publicado entre 1964 e 1985
fica em cartaz até segunda no Paço de Santo André

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
26/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Uma viagem pela ditadura militar tomou conta do Espaço Fotográfico João Colovatti, localizado na Biblioteca Municipal Nair Lacerda (Praça 4º Centenário), no Paço de Santo André. O local abriu ontem à noite a exposição Os 50 Anos do Golpe Militar Contados Pelo Diário do Grande ABC, mostra que reúne 50 capas do Diário que ilustraram o período, entre 1964 e 1985. Cerca de 2.000 pessoas passam pelo espaço diariamente.

Segundo o prefeito andreense Carlos Grana (PT), é uma maneira de a população acompanhar essa “jornada histórica” por meio de um olhar diferenciado. “Precisamos manter e divulgar essa visão da cidade e de toda a região para a história do País. São as notícias de como o Grande ABC via toda essa movimentação social, econômica e política.”

Entre as páginas estão a movimentação dos sindicalistas locais para ações no dia 1º de maio de 1968 e a extinção da Comissão Geral de Investigações por Ernesto Geisel em 1978. O material, selecionado pelo diretor de Redação Sérgio Vieira, também apresenta algumas capas do News Seller, embrião do atual jornal.

Diretor comercial do Diário por 51 anos e atual diretor-superintendente, Maury Dotto recorda as dificuldades. “Os grandes jornais nacionais tinham mais problemas com a censura que as publicações de médio porte. Soubemos aproveitar essa lacuna para abordar diversos assuntos um tanto quanto delicados”, revelou Dotto.

O peso da mídia impressa na ocasião é um fator a ser analisado pelos visitantes mais jovens. “É uma mostra simples, mas muito simbólica, para não deixar essa marca de 50 anos passar em branco”, explicou o secretário de Cultura Raimundo Salles (PDT).

“É mais que especial termos esse tipo de acervo, e a capa de hoje também pode entrar para a história no futuro. O importante é ajudar a construir o Grande ABC”, avaliou o diretor-presidente do Diário, Ronan Maria Pinto.

A exposição fica em cartaz até segunda, com visitação gratuita das 9h às 18h. O objetivo é que a mostra siga para outros equipamentos culturais do município durante o ano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;