Diarinho Titulo Copa do Mundo
Seleções estão em busca de melhores resultados

Saiba as curiosidades de Colômia e Grécia, que também disputarão o Mundial

Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
16/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 Com boas participações nas eliminatórias da Copa, Colômbia e Grécia têm chances de avançar nas fases seguintes do campeonato. Integrantes do Grupo C, as seleções se enfrentam em 14 de junho, às 13h, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

 

Comandada pelo experiente técnico argentino José Néstor Pékerman, a Colômbia esteve em quatro Mundiais: 1962, 1990 – quando teve seu melhor desempenho, jogando as oitavas de final –, 1994 e 1998.

 

Agora, há quem diga que possa chegar até a semifinal. A previsão otimista, porém, pode estar ameaçada, pois a maior estrela do time, o atacante Radamel Falcao García (AS Mônaco, do Principado de Mônaco), ainda não sabe se virá ao Brasil por causa do joelho machucado.

 

Outros destaques são o meia-atacante James Rodríguez (AS Mônaco), o meia Fredy Guarín (Internazionale, Itália) e o atacante Teo Gutiérrez (River Plate, Argentina). A seleção colombiana ficará concentrada em Cotia, no Interior.

 

A Grécia teve somente duas participações em Copas: 1994 e 2010. Nunca passou da fase de grupos. Dirigida pelo português Fernando Santos, a seleção tem como craques os atacantes Konstantinos Mitroglou (Fulham, Inglaterra) e Georgios Samaras (Celtic, Escócia) e o meia Giorgos Karagounis (Fulham). Ficará hospedada em Aracaju, Sergipe.

 

Apesar da falta de tradição em Mundiais, a Grécia já deu muito trabalho ao técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari. Em 2004, a seleção de Portugal (liderada por Felipão na época) perdeu a final do Campeonato Europeu de Futebol para os gregos.

 

 

Colômbia

 

Nome oficial: República da Colômbia.

Capital: Bogotá.

Localização: América do Sul; banhado pelo Mar do Caribe e Oceano Pacífico. Faz fronteira com Brasil, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.

Área: 1.138.910 km².

População: 45,7 milhões.

Relevo, clima e vegetação: No território há planícies costeiras, planalto central, montanhas, além de vulcões. Faz calor na maior parte do país e frio nas áreas altas. Com rica biodiversidade, as florestas tropicais são o principal tipo de vegetação; tem parte da Amazônia.

Idioma oficial: Espanhol ou castelhano.

Moeda: Peso colombiano.

Esporte popular: Futebol.

Governo: República presidencialista. O presidente é Juan Manuel Santos Calderón.

Economia: É o maior produtor de esmeraldas do mundo. Tem indústria têxtil, química, de mineração, petrolífera e outras. Os principais produtos agrícolas são café, banana, arroz, tabaco, milho, cana-de-açúcar e flores. Destaque ainda para o setor de turismo e serviços.

Curiosidades: Os espanhóis chegaram em 1499 ao território, habitado por povos indígenas. A guerra pela independência foi de 1810 a 1819. A partir daí, a região teve vários nomes e integrou diferentes reinos e repúblicas até 1886. O país passou por muitos conflitos e guerras civis. Entre os anos 1970 e 1980, ocorreu grande onda de violência, ligada ao tráfico de drogas. Hoje, vive momento de paz. É a nação do escritor Gabriel García Márquez e da cantora Shakira.

 

 

Grécia

 

Nome oficial: República Helênica.

Capital: Atenas.

Localização: Europa; banhado pelos mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo. Faz fronteira com Albânia, Bulgária, Turquia e Macedônia.

Área: 131.957 km².

População: 10,7 milhões.

Relevo, clima e vegetação: Território tem muitas ilhas, montanhas e áreas rochosas que vão até o litoral. Os verões são quentes e secos e os invernos, úmidos. Há florestas de oliveiras, carvalhos, pinheiros, além de arbustos e vegetação rasteira.

Idioma oficial: Grego.

Moeda: Euro.

Esporte popular: Futebol.

Governo: República parlamentarista. O chefe de Estado é o presidente Karolos Papoulias e o primeiro-ministro, Antonis Samaras.

Economia: Os setores de turismo e serviços são muito importantes. Tem indústria química, têxtil, petrolífera, de mineração e outras. Na agricultura, destaque para a produção de trigo, milho, azeitonas, vinho, tomate e batata.

Curiosidades: Local de origem do pensamento e conhecimento da civilização ocidental, a Grécia Antiga exerceu grande influência na construção do país. Na Idade Média, integrou o Império Bizantino. No século 15, foi dominado pelo Império Otomano, até conquistar a independência em 1830. Em 2010, começou grave crise econômica. A população, que sofre com o aumento do desemprego e pobreza, realiza muitos protestos. O governo – com ajuda da União Europeia – tem tomado medidas para recuperação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;