Internacional Titulo
Israel irá decidir sobre lei contra o boicote
Por
17/02/2014 | 01:40
Compartilhar notícia


Grupos em defesa de direitos israelenses pediram à Suprema Corte de Israel no domingo que revisem a lei responsável por proibir os israelenses de realizarem um boicote a acampamentos judeus na Cisjordânia. O tribunal deve anunciar a decisão nos próximos meses.

A lei de 2011 não tornou o boicote uma ofensa criminal, mas uma questão civil que pode gerar processos em busca de compensação. Ainda não há precedentes de algo assim acontecer. Os grupos de direito dizem que a lei infringe o direito à liberdade de expressão, enquanto defensores da lei dizem que ela proíbe a discriminação baseada na geografia.

O apelo ocorre em meio a uma campanha de boicote internacional contra a política de assentamentos de Israel em territórios capturados e reivindicados pelos palestinos. Funcionários israelenses têm ridicularizado a campanha antissemita.

Nos últimos anos, oponentes dos assentamentos de Israel se juntaram a um boicote mais amplo contra produtos feitos na região. Os palestinos e a comunidade internacional dizem que os assentamentos israelenses são ilegais, uma vez que são construídos em um território conquistado por guerra que é reivindicado pela Palestina como seu futuro estado.

Haggai El-Ad, diretor da Associação por Direitos Civis em Israel, disse que o boicote é uma forma legítima de protesto e que a lei israelense foi motivada politicamente. O vice-ministro de Relações Exteriores, Zeev Elkin, que deu início ao projeto de lei, disse que o objetivo foi prevenir a discriminação contra as pessoas baseada em onde elas vivem.

Mais de 550 mil israelenses vivem na Cisjordânia e no leste de Jerusalém, em áreas capturadas na guerra de 1967. A região é dividida com cerca de 2,5 milhões de palestinos. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;