Política Titulo Comando
Sidão tem respaldo do PSB, mas grupo ainda tenta tirá-lo do comando

Mandato do chefe da Câmara de S.Caetano expira no dia 15 e terá de passar por crivo do partido no Estado

Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
04/01/2014 | 07:28
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


 Para frear o assédio nos bastidores, o comando estadual do PSB garantiu que o presidente da Câmara de São Caetano, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão, ficará à frente da comissão provisória local da sigla até encerrar o mandato, que termina no dia 15. O posto do socialista é cobiçado por grupo político recém-filiado ao partido.

“É o Sidão o presidente do partido em São Caetano. É líder do partido, tem desenvolvido atividades. Ele vive o partido. Não tenho a informação de que estejam tentando tirar o PSB do Sidão. Até porque, o PSB não trabalha dessa forma. Ele vai continuar na presidência e será candidato a deputado estadual”, declarou o secretário-geral da legenda no Estado, Wilson Pedro da Silva.

Logo que foi reconduzido à presidência da Câmara por articulação do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), em janeiro do ano passado, Sidão aproveitou o momento de prestígio e anunciou que assumiria o partido por indicação do mandatário do PSB paulista, o deputado federal Márcio França. A nomeação, no entanto, só foi oficializada em setembro com data para expirar o mandato no dia 15 de janeiro.

Após o vencimento do período de sua gestão, Sidão terá de passar por processo de renovação e precisará, novamente, do crivo do comando estadual. É neste momento que o bloco de políticos recém-filiados ao PSB planeja ganhar a preferência de França e assumir o comando da sigla.

O relacionamento de Sidão com Pinheiro motivou a empreitada do grupo. Desde que o socialista foi eleito para a presidência, interlocutores do governo têm se queixado da falta de lealdade na condução da Câmara. O presidente assinou dois pedidos de CPI a contragosto do Paço, tentou antecipar a votação das contas do adversário político, ex-prefeito e atual secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), prometeu economizar 30% do Orçamento do Legislativo (R$ 38 milhões) e só salvou 9,47% (R$ 3,6 milhões) e não enfrentou polêmicas no processo de licitações na área de TI (Tecnologia da Informação).

A investida do bloco também teria intenção de evitar a candidatura a deputado estadual de Sidão. O socialista foi acionado pela direção paulista para fortalecer a chapa proporcional para 2014 e reforçar a divulgação da pré-candidatura à Presidência da República do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Pinheiro tem feito declarações de que vai liberar aliados para apoiar qualquer um dos candidatos que estejam no governo. O preferido na esfera estadual é o presidente do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira (PT), seguido do capitão da Polícia Militar Robinson Castropil.

Secretário-geral da comissão do PSB são-caetanense, Ailton Bosi disse desconhecer qualquer articulação contrária à continuidade de Sidão. “O partido faz recadastramento das comissões provisórias do diretório todo ano. É processo normal e tranquilo. Estamos com aval do nosso presidente Márcio França”, afiançou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;