Setecidades Titulo Mundo animal
Primeiro filhote de pinguim da Sabina nasce em Santo André

Bebê do casal Kowalskinha e Buzininha chegou ao Pinguinário da escola parque no domingo

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
04/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Com os termômetros marcando por volta de 30ºC, parece época inadequada para o nascimento de um pinguim. Porém, foi isso o que aconteceu no domingo, na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André: o filhote de Kowalskinha e Buzininha veio ao mundo, primeiro a nascer na cidade.

O Pinguinário, claro, é climatizado, mas os pinguins de Magalhães estão habituados a temperaturas em torno dos 25ºC, já que passam o inverno da Patagônia, seu habitat natural, em praias brasileiras.

Papai e mamãe são zelosos com o pequeno, que tem cerca de 12 centímetros. Assim como na época em que chocou o ovo, o casal se divide na tarefa de cuidar do filhote.Segundo a veterinária Jéssica Domato Ribeiro, os papais nunca o deixam sozinho. “Enquanto um se alimenta e nada, o outro cuida do bebê.”

Os pinguins da Sabina começaram agora a atingir a maturidade sexual, o que ocorre entre 5 a 7 anos. Nesta temporada, os recém-casados geraram oito ovos. Apenas um eclodiu, e há mais um sendo chocado por Gata e Bira. Os ovos levam entre 38 e 42 dias para eclodir. Há hoje 24 pinguins no parque.

O bebê ainda não tem nome, já que não se sabe se é macho ou fêmea. Saber o sexo, aliás, é tarefa complicada. “Precisamos fazer ultrassom para identificar, e isso só deve ser feito por volta dos 3 a 4 meses”, explica a veterinária. Também com essa idade o filhote troca a plumagem pelas penas e fica mais parecido com os pais. Por enquanto, ele é como um patinho cinzento. Por volta de 1 ano, estará do tamanho e aparência de um pinguim adulto, mas ainda longe do amadurecimento sexual.

O parque, que está em recesso, reabre na terça-feira, a partir do meio-dia, mas o bebê pinguim só poderá ser visto pelos visitantes quando estiver mais velho.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;