Setecidades Titulo Imunização
Campanha contra gripe vacina 260 mil pessoas no Grande ABC
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
02/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A campanha nacional de vacinação contra gripe, que teve início em maio, segue prorrogada nas cidades do Grande ABC. Até ontem, cerca de 260 mil haviam procurado os postos de Saúde para imunização. O levantamento não inclui São Bernardo e Rio Grande da Serra, que não enviaram dados.

 

Ontem, a Secretaria Estadual da Saúde convocou os paulistas portadores de doenças crônicas para tomarem a vacina contra a gripe. A medida tem como objetivo ampliar a cobertura de imunização contra o vírus da Influenza no Estado, uma vez que a população que possui algum tipo de doença crônica está mais suscetível a desenvolver casos mais graves da gripe, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave.

 

Em Santo André, onde 99 mil pessoas foram vacinadas, a campanha segue até atingir a cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 80% da população que pertence aos grupos de risco, como gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças a partir dos 6 meses e até 2 anos, indígenas e profissionais da Saúde. Nos outros municípios a estratégia é a mesma. A vacina é disponibilizada gratuitamente nos postos de Saúde para pacientes que apresentam diagnóstico de doenças crônicas pré-existentes como cardiopatias, pneumopatias, hepatopatias, nefropatias e diabetes.

 

Segundo levantamento da Pasta, 69% dos casos graves confirmados de gripe suína que evoluíram a óbito, registrados desde o início de 2012, foram de pacientes que apresentavam algum fator de risco, sendo 17% com hipertensão, 17% doença metabólica e 10% obesidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;