Setecidades Titulo Menor infrator
Fundação Casa de
Sto.André tem rebelião

Inaugurada em julho, unidade passa por tentativa
de motim de internos; caso foi registrado no 4º DP

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
11/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Inaugurada em julho com a promessa de desafogar a lotação das unidades corretoras de menores infratores da região, a unidade de Santo André da Fundação Casa viveu no sábado sua primeira rebelião.

O caso foi registrado no 4º DP (Jardim) da cidade. Segundo o depoimento de funcionários no boletim de ocorrência, mais de 45 menores internos do prédio dois da unidade teriam participado do motim.

“Durante todo o dia eles vinham agindo de maneira agressiva, fora do comum”, relatou um agente socioeducativo ao Diário.

Por volta das 18h30, veio o estopim. Os adolescentes estavam no piso térreo do prédio e, após o jantar, recusaram-se a subir para os dormitórios, avançando contra os agentes.

Alguns menores que já estavam recolhidos em seus quartos ouviram a confusão e começaram a participar do motim, danificando boa parte da estrutura da unidade. Ao todo, 28 internos foram identificados pelos funcionários.

Cinco trabalhadores do local tentaram conter os ânimos dos menores, mas acabaram agredidos , exigindo assim uso moderado da força e ajuda dos agentes do outro prédio para controlar a situação.

Após o distúrbio, durante a revista das celas antes de os jovens apreendidos se recolherem, funcionários relataram ter encontrado lâmpadas quebradas. O objetivo era usar o artefato para colocar fogo nos quartos e os cacos de vidro, guardados em lençóis, como arma.

“Também encontramos drogas, que são levadas pelos próprios parentes dos menores ”, afirmou um dos agentes,

Dois funcionários ficaram feridos, passaram por atendimento médico e foram liberados na sequência. Integrantes da Defensoria Pública da cidade estiveram na unidade para conversar com os menores. Os motivos do motim não foram esclarecidos.

Os adolescentes identificados serão ouvidos pela Polícia Civil e submetidos à CAD (Comissão de Avaliação Disciplinar) da instituição.

Segundo a Fundação Casa, atualmente são 61 menores internos no local, que conta com 64 vagas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;