Política Titulo Eleições 2014
Com Lula, PT debate cenário da eleição paulista em ato em Santo André

Prefeito anfitrião, Grana diz que evento serve para mobilizar partido para quebrar hegemonia do PSDB

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
21/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará hoje em Santo André para participar de evento do diretório estadual do PT para discussão da conjuntura eleitoral do Estado para o próximo ano, quando o partido tentará quebrar a hegemonia de 20 anos de governos ligados ao PSDB. A atividade está prevista para às 19h, na Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira, na Vila Gilda.

Organizado pelo prefeito de Santo André, Carlos Grana, e pelo presidente estadual da legenda, Edinho Silva, o ato reunirá 75 prefeitos e vice-prefeitos da sigla em São Paulo, além do virtual candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes no ano que vem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O futuro mandatário do petismo paulista, Emidio de Souza, também é aguardado.

“Centro do debate será a eleição para o governo do Estado em 2014 e a conjuntura político-eleitoral de São Paulo. Por isso teremos prefeitos e vice-prefeitos, o Lula e o ministro Padilha. Vamos mobilizar todo partido pelo projeto de São Paulo”, discorreu Grana.

Há possibilidade, além de discussão sobre a primeira vitória do PT no Estado, de haver manifestações em apoio aos petistas presos por conta do processo do Mensalão, casos do ex-ministro José Dirceu, do ex-presidente nacional do partido José Genoino, e do ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares. Todos estão no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, em cela destinada ao cumprimento da pena em regime semiaberto.

A direção nacional do PT divulgou na terça-feira manifesto em desagravo a Dirceu, Genoino e Delúbio, criticando a postura do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, que expediu mandatos de prisão em pleno feriado da Proclamação da República.

O escândalo do Mensalão atingiu o primeiro mandato de Lula, em 2005, e afetou diretamente o núcleo duro do governo petista à ocasião. Na segunda-feira, o ex-presidente comentou o caso, mas evitou criticar a decisão do STF que determinou a prisão imediata de correligionários, ressaltando apenas que há embargos infringentes de réus a serem apreciados pela Suprema Corte. Porém, segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o cacique telefonou para Genoino e Dirceu para dizer que estava ao lado dos condenados.

VITRINE

Santo André foi escolhida para acolher a atividade partidária com Lula para simbolizar o resgate de administrações petistas no berço do partido, o Grande ABC. Depois de 12 anos de gestões da legenda, a cidade optou por eleger Aidan Ravin (PSB) ao comando da Prefeitura em 2008, mas quatro anos depois voltou a escolher um petista, desta vez Grana, para gerenciar o município.

A cidade era, durante a década de 1990, a vitrine de gestões petistas por conta dos mandatos de Celso Daniel (morto em 2002).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;