D+ Titulo Web
Desabafo faz barulho na internet

Falar o que pensa na web pode gerar repercussão indesejada; por isso, sempre pense bem antes de postar

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
11/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Shutterstock


A frustração da blogueira Giovanna Ferrarezi, 20 anos, por não conseguir ‘furar fila’ em uma balada no fim de julho caiu na boca do povo e virou meme. A garota publicou no Facebook que recebeu o pior tratamento de todos os tempos após tentar a famosa carteirada (usar a posição para conseguir benefícios). A reclamação não foi vista com bons olhos por alguns leitores, que espalharam fotos da garota e frases de zoação pela rede. Giovana declarou que ficou assustada com a repercussão, mas achou as montagens engraçadas.

Situações como essas são comuns no mundo virtual. Segundo especialistas, a geração atual acha normal usar a web, em especial redes sociais, para desabafar e mandar indiretas. Mas, às vezes, o alívio em expressar os sentimentos vira dor de cabeça. “Uma interpretação errada e os exageros da podem ir além de transformar algo em meme. Muitos não conseguem lidar com o bullying. Outros, sofrem quando os 15 minutos de fama passam”, explica a especialista em redes sociais Nubia Tavares, diretora da Agência Join Us.

Segundo os advogados Coriolano de Almeida Camargo e Emerson Alvarez Predolim, do curso de Direito Eletrônico e Inteligência Cibernética da Fadisp, há leis que protegem o internauta contra esse tipo de abuso. “Se o conteúdo for ofensivo à honra de alguém, poderá gerar o direito a indenização por danos morais”, afirma o coordenador Coriolano. Por tanto, é necessário cuidado com o que se posta e também com o que se comenta. “É impossível controlar os dados ali disponibilizados”, diz o professor Emerson.

Por outro lado, há momentos em que é difícil conter a vontade de expressar os sentimentos na rede. “Costumava desabafar no Twitter, mas, agora que todos estão lá, tomo mais cuidado”, conta Giovanna Maravilha, 15.“Tem de ficar esperto, porque a pessoa está sujeita a todo tipo de comentário”, acredita Renato Bispo, 16.

Foi o que aconteceu com Gabriela Simões, 16. “Dei minha opinião sobre tatuagem e um conhecido comentou me dando um sermão.” Para Douglas Inomata, 14, o ideal é pensar na repercussão que o post pode causar. “Não dá para escrever por impulso. Tem de pensar se o que você diz pode prejudicar outra pessoa ou até a si mesmo no futuro.”

CUIDADO: CAIU NA REDE, VIROU MEME
Quem não lembra da famosa frase “puta falta de sacanagem” dita por uma fã do Restart após o cancelamento de um show do grupo em São Paulo? A garota virou meme e ganhou até atenção dos ídolos e de Marcelo Adnet, que fizeram uma paródia musical sobre o episódio.

No entanto, nem todo desabafo ganha repercussão por virar piada. Em maio, Theo Chen, 12 anos, de Cingapura, gravou um vídeo sobre o bullying que sofre por causa das postagens em seu canal no YouTube. O garoto declarou ser vítima de ódio nas redes sociais. A gravação original tem mais de 263 mil visualizações e 2.300 comentários de apoio.

Outro vídeo de desabafo muito acessado foi o de Nada al-Ahdal, 11 anos, de Iêmen, Arábia, que expressa a revolta sobre o casamento que seus pais arranjaram para ela com um homem 20 anos mais velho. Depois de fugir duas vezes de casa, hoje a menina tem autorização para viver com o tio, responsável pela gravação. O desabafo tem mais de 8 milhões de visualizações.

 

Puta Falta de Sacanagem

 

Theo Chen

 

Nada al-ahdal

EXPRESSAR O QUE SENTE FAZ BEM
Desabafar faz bem e é importante para aliviar os sentimentos. “Quando coloca-se em palavras a ordem exata do que está acontecendo, é como se organizasse tudo lá dentro”, explica a psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia e Informática da PUC-SP. Além disso, compartilhar os sentimentos faz com que a pessoa escute o outro e encontre uma maneira de pensar de modo diferente.

Há quem prefira soltar a voz nas redes sociais. “Algumas pessoas têm uma relação mais íntima com a internet. Por isso, falar o que pensa faz com que se sinta melhor.” Nesse caso, é importante ficar atento para que o desabafo não seja motivo de ofensa a outras pessoas. Por outro lado, tem quem não curte espalhar na rede o que sente. “Quer preservar a própria imagem.” É o caso de Lucas Orvatti, 16. “Quando preciso falar sobre mim, converso pessoalmente com os amigos.”

Em geral, as garotas tendem a se expressar mais do que os homens, inclusive na internet. “Mulher pensa diversas vezes sobre o mesmo assunto, sobre as possibilidades, o que poderia ter sido diferente. O homem costuma ser mais prático”, afirma Luciana.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;