Esportes Titulo Série B
Juiz trapalhão
preocupa Azulão

A equipe enfrenta Ceará hoje, às 19h30, em Fortaleza,
sob comando de árbitro envolvido em gols polêmicos

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
17/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar da boa fase na Série B do Brasileiro - invicto há oito jogos -, o São Caetano está cauteloso, e não apenas com o adversário de hoje, o Ceará, a partir das 19h30, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 11ª rodada.

O técnico Sérgio Guedes não esconde preocupação com a escolha do novato José de Caldas Souza para apitar o jogo. Ele está nos quadros da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) há apenas três anos.

A temeridade do treinador esbarra no fato de o árbitro já ter se envolvido em duas situações polêmicas este ano. Em abril, validou gol de Zé Carlos, do Criciúma, na derrota dos catarinenses para o Atlético-PR, por 2 a 1, pela Copa do Brasil. No lance, Vinícius se preparava para repor a bola quando Zé Carlos com um leve toque de cabeça a tirou das mãos do goleiro e mandou para as redes. O auxiliar levantou a bandeira impugnando o lance, mas Souza validou o gol.

No mês passado, pela quinta rodada da Série B, o juiz se envolveu em outra confusão, desta vez na derrota do ASA para o Joinville, por 1 a 0, em Joinville.Tiago Real chutou de longe, Alex fez leve desvio com o braço e a bola entrou. Souza deu o gol para Tiago Real e ainda aplicou amarelo no goleiro por reclamação. O clube alagoano entrou com representação contra o juiz na CBF.

"Temos duas preocupações, com a pressão que vem das arquibancadas, porque a torcida do Ceará apoia muito, e com a arbitragem. Esta última é maior, torcemos para que seja imparcial, que ele (árbitro) não se sinta pressionado", comentou Sérgio Guedes, antes do embarque do Azulão para Fortaleza.

FORÇA

O técnico do São Caetano reconhece o poder do adversário em seus domínios, mas avalia que a equipe do Grande ABC tem totais condições de obter um bom resultado. "O que nos deixa otimistas é que temos feito partidas convincentes, mesmo atuando fora e isso é fundamental para mantermos a regularidade. O time deles é experiente, tem bom toque. Creio que se marcarmos bem, temos boas chances de surpreender nos contra-ataques."

Guedes também admitiu surpresa com o fato de o Ceará, rebaixado em 2011, não estar brigando pelas primeiras posições na tabela. "Mantiveram a base do time que disputou a Série A, mas não houve mudança de comportamento. Quando se muda de divisão, é preciso readequação, porque a Série B é muito mais pegada. É um estilo diferente", afirmou o comandante.

O São Caetano é o quinto colocado (18 pontos) e, além da vitória, torce por derrota do América-RN (quarto, com 20) diante do Paraná para entrar no G-4 pela primeira vez no torneio. O Ceará é o 12º, com 13 pontos e, após início turbulento, agora já não perde há três jogos - dois empates e uma vitória.

Para Sérgio Guedes, a pequena distância na pontuação entre os líderes e equipes da zona intermediária demonstram o equilíbrio na competição. O Criciúma é o líder com 25 pontos, dez à frente do Joinville, oitavo. "O campeonato está bem equilibrado. Acredito que dez equipes vão brigar pelo acesso."

O goleiro Luiz - não enfrentou o Joinville - ainda se recupera de lesão na coxa esquerda e não joga hoje nem sexta, contra o Barueri.


Anselmo troca Azulão pelo Genoa-ITA

Revelado nas categorias de base do Palmeiras e emprestado até o fim deste ano ao São Caetano, o volante Anselmo foi negociado com o Genoa e já está na Itália para fazer exames médicos. Ele antecipou o casamento - previsto para agosto - para sábado e já no domingo à noite embarcou para a Itália. No novo clube terá a companhia de outros dois brasileiros, o zagueiro Roger Carvalho, ex-Figueirense, e o atacante Zé Eduardo, ex-Santos.

"Está sendo tudo muito rápido. É maravilhoso para minha vida profissional e pessoal. É muito importante viajar já na companhia da minha esposa. Vai me ajudar muito neste início de carreira no futebol italiano e na adaptação", comemorou o jogador, que assinou quatro anos de contrato.

Em entrevista ao Diário, o empresário do atleta, Rodrigo Sodré, preferiu não revelar os valores da negociação, mas antecipou que o São Caetano terá 10% de participação no valor da venda. "É pelo direito de vitrine, porque ele teve boa participação no Paulista e tinha contrato até o fim do ano."

Anselmo completou 23 anos em fevereiro e, apesar da pouca idade, teve boa trajetória por onde passou. Em 2009, defendeu a Seleção Brasileira sub-20 e no ano seguinte ganhou a primeira oportunidade na equipe principal do Palmeiras, com o então técnico Muricy Ramalho. Chegou a disputar duas partidas pelo Campeonato Paulista. Na sequência, foi emprestado para o Grêmio Barueri, para a disputa da Série B do Brasileiro, e no início deste ano se transferiu para o São Caetano.

No clube do Grande ABC fez boa estreia e chegou a ser titular em boa parte do Paulistão, mas com a chegada de Moradei perdeu espaço e ultimamente estava na reserva.

O técnico Sérgio Guedes tem usado no meio campo Moradei e Augusto Recife e também tem Marcone (ex-Bahia) e Rogério (ex-Viana, do Maranhão) como opções na reserva.

Embora Marcone e Rogério ainda não tenham atuado, já que Anselmo era o reserva imediato de Moradei e Augusto Recife, o treinador descartou novas contratações. "Tenho observado ambos nos treinos e acho que estamos bem servidos em todas as posições. O elenco é qualificado", garante.


Desfalques na defesa preocupam técnico PC Gusmão

Além de não poder contar com a zaga titular, suspensa, o técnico PC Gusmão tem mais problemas para a partida contra o São Caetano. O volante Róbston e o meia Rogerinho foram poupados e são dúvidas para o jogo.

Além deles, o volante Éverton é desfalque certo. Os três sentiram dores no jogo contra o América-RN na rodada anterior.

PC Gusmão, inclusive, justificou que Róbston teve rendimento abaixo do esperado por conta da contusão e só não o substituiu pois precisou tirar Éverton e Rogerinho - entraram Heleno e Thiaguinho.

Éverton é o único que não tem chances de atuar. Ele está com lesão muscular na parte posterior da coxa e será submetido a exame de imagem para determinar o grau da contusão.

Róbston e Rogerinho sofrem com desconfortos musculares e serão submetidos a sessões de fisioterapia. Só deverão ter escalação confirmada momentos antes do jogo. Caso a dupla seja vetada, Heleno e Thiaguinho ficam com as vagas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;