Esportes Titulo
Brasil perde da Rússia e adia o sonho do decacampeonato
Carlos Tadeu
especial para o Diário
11/07/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


O vitorioso e talentoso vôlei masculino brasileiro parou na força russa. Ontem, no Ginásio Ergo Arena, em Gdansk, na Polônia, a Seleção Brasileira, maior vencedora da Liga Mundial com nove títulos, foi derrotada na final pela Rússia por 3 sets a 2 (23/25, 27/25, 25/23, 22/25 e 15/11), em grande jogo, e teve de adiar o sonho do decacampeonato.

Este é o segundo título dos russos na Liga Mundial. Eles foram campeões também em 2002, quando a fase final foi realizada em Belo Horizonte, ganhando do Brasil na decisão.

O oposto russo Mikhaylov foi o maior pontuador do confronto, com 27 acertos. Pelo Brasil, o capitão Giba, com 16, foi o principal destaque.

O início do jogo teve muitas alternâncias na liderança. A Seleção Brasileira foi para o primeiro tempo técnico em vantagem: 8 a 6. Apesar da reação russa, o maior volume de jogo do time de Bernardinho fez a diferença. Lucão fez os dois últimos pontos da parcial, de ataque e saque, e deu a vitória ao Brasil: 25 a 23.

O equilíbrio marcou também o segundo set. Apenas no início, o Brasil deu mostras de que poderia vencer novamente. O bloqueio funcionou e a Seleção abriu 3 a 0. No entanto, os russos reagiram. No fim, os brasileiros tiveram chance de vencer, mas a Rússia esteve melhor nos momentos decisivos e ganhou por 27 a 25, em ataque de Biriukov.

O bom momento russo prosseguiu no terceiro set. A equipe de Vladimir Alekno chegou a fazer 13 a 7. O Brasil correu atrás do placar, diminuiu a diferença, mas perdeu por 25 a 23, quando Mikhaylov explorou o bloqueio. A derrota no set anterior mexeu com o Brasil, que foi melhor do início ao fim do quarto set. Ilinykh sacou para fora e a Seleção venceu por 25 a 22.

O início do quinto set foi equilibrado e uma decisão errada da arbitragem, que considerou fora um bloqueio do Brasil, favoreceu a Rússia quando o placar marcava 2 a 2. Os europeus abriram 11 a 8, administraram a vantagem, venceram por 15 a 11, com ataque de Mikhaylov, e festejaram o título.

O terceiro lugar ficou com a Polônia, que derrotou a Argentina por 3 sets a 0 (25/18, 25/23 e 25/22).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;