Cultura & Lazer Titulo
Andrucha estreia na Europa
Por Da AFP
01/09/2010 | 07:04
Compartilhar notícia
Da AFP


O cineasta brasileiro Andrucha Waddington apresentou ontem , em Madri, seu último filme, intitulado Lope - coprodução hispano-brasileira, que conta os primeiros passos do dramaturgo espanhol Lope de Vega, um dos mestres do Século de Ouro espanhol -, que tem no elenco os brasileiros Sonia Braga e Selton Mello.

Lope é "um filme de amor com fundo de aventura" sobre "um jovem que procura seu lugar", disse o diretor, para quem o filme, seu primeiro trabalho fora do Brasil, "pode apresentar ao mundo Lope de Vega, que é muito conhecido na Espanha, mas fora do país não tem a visibilidade que deveria ter."

O longa, que estreará nos cinemas espanhóis na sexta-feira e em novembro no Brasil, relata os primeiros passos como escritor de Félix Lope de Vega (1562-1635), um dos expoentes do Século de Ouro e do barroco espanhóis, contemporâneo de Miguel de Cervantes, que se tornaria um autor prolífico e, sobretudo, dramaturgo. O filme mostra "o momento em que começa a germinar" o sucesso popular de um "louco" e "sonhador" como Lope de Vega, explicou o protagonista, o hispano-argentino Alberto Ammann, e "o despertar de seus dois primeiros amores", Elena Osorio, (Pilar López de Ayala), e Isabel de Urbina (Leonor Watling).

O autor de Fuenteovejuna, El Caballero de Olmedo e El Perro del Hortelano chegou a "propor coisas antes de Shakespeare e, no entanto, isto foi esquecido", lembrou Ammann.
Para o diretor brasileiro, que também é um dos produtores do filme, rodá-lo representou um "desafio" por se tratar de "um personagem e um universo muito distantes" dele.

Por isto, a partir de 2005, Waddington mergulhou durante quatro anos na obra de Lope de Vega, na história dos séculos 16 e 17, e posteriormente na língua espanhola, e o resultado ele considera "uma experiência muito boa porque o cinema é uma linguagem comum onde importa que a história seja bem contada e não em que língua é contada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;