Política Titulo
Congresso vota medidas para combater roubo de carga
19/12/2005 | 08:10
Compartilhar notícia


Toda mercadoria deve ter número de série e lote. Quem for pego com carga roubada perderá a carga e os bens móveis e imóveis usados para o transporte, guarda e venda da mercadoria. Quem não der baixa em veículo vendido como sucata vai pagar até R$ 10 mil de multa. A indústria deverá pôr mecanismos antifurto nos veículos e quem colocar dispositivos adicionais terá desconto no seguro. Todas essas medidas fazem parte do projeto que cria o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, aprovado no dia 6 de dezembro pela Câmara dos Deputados. Foram 334 votos a zero.

O projeto, de autoria do deputado federal Mário Negromonte (PP-BA), chegou quarta-feira ao Senado, onde agora deve ser votado. Ele já conta com o apoio da poderosa Federação do Comércio de São Paulo, além de especialistas em segurança e das empresas de transportes de carga. “Trata-se de um dos mais duros golpes contra o crime organizado no país”, disse Roberto Mira, coordenador nacional de Segurança da Associação Nacional das Transportadoras Rodoviárias de Cargas.

As quadrilhas especializadas em roubo e desvio de cargas causam prejuízo estimado em R$ 1 bilhão por ano no país. Só em 2004, os bandidos atacaram 11,4 mil vezes em todo o Brasil – foram 4 mil roubos em estradas e os demais nas cidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;