Política Titulo
RJ: dinheiro desviado saiu do Brasil em remessa ilegal, diz BC
Do Diário OnLine
13/02/2003 | 09:47
Compartilhar notícia


O Banco Central confirmou que os US$ 33,4 milhões desviados dos cofres do Rio de Janeiro foram enviados à Suíça por meio de uma remessa ilegal. Em reunião com integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o desvio de dinheiro fluminense, autoridades do BC garantiram que a quantia não deixou o país por meio de contas CC-5, como os ex-fiscais acusados de desvio de dinheiro público afirmaram em depoimentos.

A autoridade monetária realizou um rastreamento utilizando os números dos CPFs dos fiscais suspeitos. Na análise, foram verificadas movimentações legais no exterior no valor de apenas US$ 6 mil, referente a pagamento de contas de cartão de crédito.

Agora, resta ao Banco Central saber como o dinheiro saiu do Brasil, já que as contas CC-5, usadas para remessas legais de dinheiro ao exterior, não foram utilizadas. Por enquanto, a instituição trabalha com a possibilidade de uma empresa multinacional ter feito os depósitos no exterior para as contas da Suíça, o que excluiria a passagem de dinheiro pelo Brasil. Outra hipótese seria o dinheiro ter deixado o Brasil passando por contas em bancos americanos e, depois, para a Suíça.

Nesta quarta, durante o encontro com os deputados estaduais do Rio, a diretora de Fiscalização do Banco Central, Tereza Grossi, informou que a instituição cederá dois técnicos para ajudar no cruzamento dos dados resultantes da quebra de sigilo bancário dos fiscais.

São acusados do desvio de dinheiro o ex-subsecretário de Administração Tributária da Secretaria de Fazenda do Rio Rodrigo Silveirinha e os ex-fiscais Carlos Eduardo Pereira Ramos, Lúcio Manoel Picanço, Rômulo Gonçalves e Júlio César Nogueira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;