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Um dia de caminhoneira
Por Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
22/03/2006 | 09:58
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Embora tenha CNH categoria "C", que permite dirigir um caminhão leve, cujo peso bruto total exceda a 3,5 toneladas, o maior veículo que já tinha conduzido era uma picape Dodge Ram com cabine dupla, com pouco menos de 6 metros de comprimento.

No primeiro contato com o caminhão Mercedes Accelo 915 C, com 7,13 metros de comprimento e que pode levar até 5.880 quilos de carga, totalizando um peso bruto de 9 toneladas, o técnico de demonstração de caminhões da marca João Carlos Moita me apresentou as principais características do modelo, que tem uma cabine muito parecida com a de um automóvel.

O interior tem três bancos individuais, cada um com cinto de três pontos e encosto de cabeça. O quadro de instrumentos é semelhante ao de um carro e o painel tem até porta-luvas. Para que eu pudesse sentir como é dirigir o caminhão com carga, o veículo foi carregado com 3 mil quilos de areia.

A unidade testada contava com opcionais como ar-condicionado, top brake (sistema de freio-motor que opera no cilindro por meio de uma válvula e potencializa a frenagem em até 30%), pára-choque e pára-lama na cor do veículo, espelhos retrovisores com aquecimento e regulagem elétrica, alarme sonoro antifurto, espelho de rampa (para visualizar o meio-fio), vidros verdes e travas elétricas das portas, com preço de R$ 116.900, sem contar o baú, com valor estimado em R$ 9.700.

Saindo da fábrica da Mercedes em São Bernardo, dirigi 130 quilômetros até uma unidade da empresa em Campinas, passando por trechos urbanos, como a Avenida dos Bandeirantes e Marginal do Pinheiros, e rodoviário, seguindo pela Rodovia dos Bandeirantes.

No começo, tive de me acostumar com as dimensões do caminhão, com 2,17 metros de largura e 2,48 m de altura e a fazer curvas mais abertas. Mas isso foi rápido. A altura e os amplos retrovisores proporcionam uma ótima visibilidade, permitindo enxergar o que se passa bem adiante no trânsito. A direção hidráulica é leve, oferecendo boa dirigibilidade. O mais difícil foi adaptar-me ao câmbio, que embora tenha as mesmas posições de primeira a quinta marcha como o de um automóvel, tem os engates mais duros, exigindo mais cuidado e atenção ao selecionar uma marcha.

Um item importante para as manobras de estacionamento, embora seja opcional, é o espelho de rampa, que permite verificar a distância do meio fio e também ajuda a visualizar motociclistas do lado do passageiro.

Na estrada, que tinha movimento calmo no dia do teste, a condução foi tranqüila. Como ventava muito no trajeto, sentia-se a cabine balançar, principalmente quando passava ao lado de outros caminhões, mas nada que comprometesse a segurança.




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