Memória Titulo
Um livro para reunir todas essas imagens

O ecletismo está presente na obra fotográfica de Beltran Asêncio.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O ecletismo está presente na obra fotográfica de Beltran Asêncio. Influenciado pelos mestres internacionais dos Câmeras Clubes, ele buscou observar detalhes que a cidade de São Bernardo viu e não sentiu - e eis aqui o seu lado artístico, nesta seleção representada por uma leitura da fachada da Matriz da Boa Viagem.

 O lado humano está nos retratos familiares - como captar a estranha conversa de dois bebês.

 A foto pública não se restringe ao elemento concreto, como a tubulação de águas pluviais da Rua Marechal Deodoro. Por que não reunir na foto o cenário de então dos prédios comerciais do Centro?

 E por que não aproveitar a oportunidade de imortalizar a pose de um artista da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, o cão Duque, com folha de pagamento e tudo - ele ganhava mais que o dono, o saudoso Jordano Martinelli.

 Tudo começou com uma procissão, até por acaso a dos Carroceiros, 60 anos atrás.

 Só falta um detalhe na obra do Beltran: um livro, ou vários deles, que reúna (reúnam) as suas fotografias principais, tema por tema, período por período, em especial as décadas de 1950 e 1960.

ALMANAQUE

 Antonio Braga

 Nascimento: São João da Boa Vista (SP), 30 de janeiro de 1902.

Vereador: 1936 e 1937; 1956-59; 1964 a 1972.

Partidos: Frente Única - PSP - Arena.

Falecimento: Santo André, 26 de outubro de 1993.

 Veio para Mauá no final da década de 1920, depois de formar-se farmacêutico. Formou-se também em contabilidade. Foi representante de Mauá na antiga Câmara Municipal de São Bernardo. Em 1939, mudou-se para Santo André. Presidiu a Acisa (Associação Comercial e Industrial) e a delegacia local do Ciesp.

FONTE: Almanaque de Vereadores, CMSA, 2008, 2ª ed.

DIARIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 30 de janeiro de 1979

 Destaque - Braido cotado para secretário de Maluf.

 Ribeirão Pires - Indústria, comércio e bancos vão patrocinar mais de 50% do total dos gastos previstos para a festa de 25 anos de emancipação da cidade.

 Editorial - Quando se justifica fazer barulho

 Política - Tese sobre Partido dos Trabalhadores assusta lideranças do MDB na região (artigo de Aleksandar Jovanovic).

EM 30 DE JANEIRO DE...

 1929 - Governo soviético resolve expulsar do país Leon Trotsky e sua família, por considerar suas atividades políticas contra-revolucionárias.

 1959 - Tomam posse os novos membros da Comissão Municipal de Esportes de São Bernardo; na presidência, Newton Ataliba Madsen Barbosa.

 1969- Os Beatles tocam juntos pela última vez.

 HOJE

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e Dia da Saudade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;