Política Titulo
Lula deve ser candidato pela quarta vez
Do Diário do Grande ABC
26/10/1999 | 09:28
Compartilhar notícia


O presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, será pela quarta vez candidato a presidente da República, em 2002. Este é o desejo dele, e também a tendência mais visível do 2º Congresso Nacional do PT programado para o fim de novembro, em Belo Horizonte.

O crescimento da candidatura do ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes precipitou o debate sucessório no maior partido da esquerda, tornando alta a probabilidade de que Lula saia do encontro aclamado candidato.

Em entrevista publicada domingo pelo jornal O Estado de S. Paulo, o presidente de honra do PT anunciou uma nova série de caravanas político-eleitorais pelo país nos próximos meses, semelhantes às "caravanas da cidadania" da campanha de 1998.

As bandeiras serao, outra vez, a denúncia da miséria e a defesa de um modelo econômico completamente oposto ao lançado pelo Plano Real do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Para a criaçao de um fundo de R$ 100 bilhoes com o objetivo de financiar políticas de socorro à populaçao pobre, Lula vai defender um imposto adicional de 10% sobre o patrimônio das 400 mil famílias mais ricas do país.

A idéia de uma nova candidatura tomou corpo nos últimos dez dias, com o lançamento dessa proposta, a radicalizaçao do discurso parlamentar e a implementaçao de açoes contra o governo. Foi parte dessa estratégia o veto à participaçao dos governadores do partido no diálogo para enfrentar a questao do déficit previdenciário proposto por Fernando Henrique.

Da mesma forma, deve ser entendida a decisao do PT do Rio, que denunciou a aliança com o governador Anthony Garotinho (PDT) e determinou aos petistas que entreguem os cargos controlados pelo partido.

Apesar do caráter regional, o movimento do PT fluminense tem como objetivo desgastar a imagem de Garotinho e o bloquear como alternativa para disputar o eleitorado de centro-esquerda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;