Política Titulo
Velloso defende ampliação da reforma do Poder Judiciário
Por Da Agência Brasil
02/04/2005 | 15:57
Compartilhar notícia


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Velloso, defendeu nesta sexta-feira, durante palestra para alunos de direito, uma ampliação da Reforma do Poder Judiciário, para adequá-lo aos tempos atuais. "Há muito o que fazer no que toca à legislação processual, que é muito formalista; com relação ao sistema de recurso, que é irracional; com relação ao número de juízes, que é deficiente e insuficiente; e mudanças no recrutamento dos juízes", explicou o ministro.

A Reforma do Judiciário foi realizada em dezembro de 2004, por meio da Emenda Constitucional número 45. Para o ministro Carlos Velloso, uma das medidas que precisam ser tomadas, tendo em vista o alto índice de violência que atinge todo o país, é mudar o Código Civil Brasileiro, principalmente no que diz respeito ao Código de Processo Penal. Para ele, as penas previstas no código devem ser mais severas.

O ministro Carlos Velloso chamou de "poetas" os que são contra o endurecimento das penas previstas no Código. "É preciso raciocinar de acordo com a realidade da vida, combater o criminoso, o narcotraficante, combater com muito vigor os crimes de colarinho branco, enfim, há muito o que se fazer nesse país", destacou o ministro. Ele afirmou ainda ser contra a pena de morte, mas reconhece que grande parte da população está disposta a participar de um plebiscito para decidir se a punição deverá ser adotada em todo o país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;