Nacional Titulo
Setor de serviços acolhe maior parte da mão-de-obra no Brasil
Por Do Diário OnLine
11/10/2003 | 00:29
Compartilhar notícia


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNDA), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fez um levantamento da porcentagem de mão-de-obra em cinco setores econômicos específicos em cada uma das regiões do Brasil: agrícola; industrial; construção; comércio e reparação; e serviços.

O estudo revela que em 2002 o setor de serviços acolhia a maior parte dos trabalhadores no Norte (45,8%), Sudeste (46,4%), Sul (35,6%) e Centro-Oeste (45%). Apenas no Nordeste, este ramo ocupava a segunda posição com 32,7%, perdendo apenas do setor agrícola (36,6%).

A pesquisa constatou também que o trabalho rural ocupa diferentes porcentagens em cada região. Nos Estados nordestinos ele é o primeiro, nos do Sul (24,3%) é o segundo. Já no Sudeste (10,6%), Norte (9,6%) e Centro-Oeste (17,6%), o serviço no campo não abriga grande fatia dos trabalhadores.

Nas regiões Sul e Sudeste ficou nítido que em 2002 as indústrias e o comércio possuíam uma quantidade de mão-de-obra muito equivalente. São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiros e Espírito Santos, juntos, empregavam 17,1% dos seus trabalhadores nas empresas e 17,8% nos comércios. Já o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, unidos, colocavam 17,4% na sua população apta para o trabalho no ramo industrial e 15,9% nas lojas.

Nordeste - Em termos de qualidade de vida, a região Nordeste é a que ainda mais sofre no Brasil. O nível de instrução é o mais baixo do país, as mulheres têm mais filhos e os serviços de saneamento básico são os piores.

Na questão salarial, a diferença entre as federações nordestinas e os Estados das outras regiões é gritante. Enquanto no Sudeste o rendimento médio de uma família é de R$ 713, no Nordeste esse valor é de R$ 303.

O presidente do instituto, Eduardo Nunes, disse que são necessários mais investimentos em políticas de habitação, educação e saneamento básico para melhorar a qualidade de vida da população. Nunes destaca que as desigualdades sociais são agravadas pelos altos índices de concentração de renda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;