Claúdio Conz Titulo
Estratégia e reconhecimento

Aconteceu na noite de terça, a 19ª edição do Prêmio Anamaco, um dos eventos mais importantes da cadeia produtiva da construção

Por Cláudio Conz
06/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Aconteceu na noite de terça, a 19ª edição do Prêmio Anamaco, um dos eventos mais importantes da cadeia produtiva da construção. Promovido pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), entidade que representa 138 mil lojas do varejo do setor no País. A premiação reúne varejistas, membros da indústria, jornalistas, políticos, além de presidentes de diversas importantes associações. Como anfitrião da noite, eu não poderia deixar de comentar sobre a importância do evento para o setor da construção.

A premiação é realizada a partir de pesquisa conduzida com muito profissionalismo pelo Ibope Inteligência. Em 2010, a pesquisa ouviu mais de 1.400 lojistas de material de construção, por telefone, com a utilização do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviews). Empresas atuantes em 56 segmentos serão reconhecidas por terem se destacado neste último ano.

O estudo é dividido em duas categorias: "Pulverização" - no qual são computadas apenas as respostas de lojistas de pequeno e médio portes - e "Grandes Clientes" - lojistas de material de construção de grande porte, sorteados dentro de listagem pré-selecionada pela Anamaco. Quando uma empresa é vencedora no primeiro lugar das duas categorias, ela recebe o troféu máster.

A pesquisa só entrevista os proprietários, gerentes ou responsáveis pelo setor de compras. É avaliada a penetração e não o volume, o que garante que todas as lojas tenham o mesmo peso no levantamento.

Esse é um dos poucos setores em que o varejo avalia o desempenho da indústria. E é justamente a partir da visão do lojista sobre o comportamento dessa empresa no ponto de venda e sobre como o consumidor se comporta quando está comprando material de construção, que a Pesquisa Anamaco/ Ibope Inteligência ainda oferece a essas indústrias a oportunidade se informarem sobre sua penetração nos estados, sobre o que o revendedor pensa de seus produtos, a lembrança de sua marca e muitos outros dados. São instrumentos que contribuem de forma decisiva com o planejamento estratégico e as ações de marketing dessas empresas. Portanto, este prêmio é produto de todo um processo que começa no relacionamento da indústria com a loja de material de construção.

A pesquisa também indica os vencedores dos troféus Personalidade do Ano da Indústria e do Varejo da Construção. A ideia é mostrar à cadeia o trabalho de profissionais sérios, que contribuíram para o segmento. Todos os anos, o estudo aponta profissionais que exercem sua função com extrema competência e com contribuições importantes, não só para o desenvolvimento de suas empresas, como também para o desenvolvimento de todo o setor da construção e, consequentemente, de todo o nosso país. Este ano, os eleitos foram André Bier Gerdau Johannpeter, da Gerdau, como Personalidade da Indústria e Guilherme Ferreira da Costa, da loja Ferreira Costa de Pernambuco, como Personalidade do Comércio.

No entanto, o ponto alto da noite foi a ilustre presença do Ministro das Cidades, Márcio Fortes, que tanto nos honrou. Ele foi o grande homenageado da noite e recebeu da associação o troféu de "Operário Número 1 da Construção". A condecoração é dedicada a personalidades que tenham contribuído com a melhoria e o desenvolvimento do setor e da cadeia produtiva da Construção.

O ministro Marcio Fortes foi fundamental para colaborar com as ações que aceleraram o crescimento do setor, como o Minha Casa Minha Vida; ele foi um dos grandes interlocutores do segmento, abrindo as portas do governo para que se estabelecesse o diálogo entre a cadeia produtiva e o Poder Público, visando sempre o desenvolvimento do País como um todo. Além disso, ele tem nos dado todo o apoio nas reuniões do Conselho Curador do FGTS, órgão do qual fazemos parte.

Acredito que o Prêmio Anamaco tem sido bússola do setor. Por meio de seu prestígio e reconhecimento, acumulados ao longo dos últimos 19 anos, ele vem apontando os grandes players, tanto da indústria, como do comércio e do poder público, de um setor que não pára de crescer. Que ele continue como uma biruta de bons ventos.

Os dois premiados desta noite são profissionais nos quais todo o Por fim, não poderia deixar de citar a nossa grande honra em poder homenagear esta noite um dos nomes mais importantes do Governo Federal, que sempre trabalhou auxiliando o nosso segmento a continuar buscando o seu constante desenvolvimento: o Excelentíssimo Senhor Ministro das Cidades, Márcio Fortes. Foram tantas oportunidades em que encontramos o seu apoio que nada mais justo do que lhe prestarmos a nossa maior condecoração: o troféu Operário Número 1 da Construção.

Por fim, quero parabenizar a todos os vencedores desta grande noite, pois o troféu que vocês receberão aqui hoje não é um reconhecimento só da Anamaco, ele é o reconhecimento das 138 mil lojas de materiais de construção do país ao trabalho desenvolvido por vocês!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;