Cultura & Lazer Titulo
QD do Zéfiro vira campanha contra Aids
Por Do Diário do Grande ABC
16/01/1999 | 13:25
Compartilhar notícia


Pimeiro foi Marisa Monte, que usou os quadrinhos para ilustrar a capa do disco Barulhinho bom - Uma viagem musical. Agora, os desenhos que embalaram os sonhos eróticos dos brasileiros nos anos 50 e 60 estao de volta. No sábado o grupo Pela Vidda lança a campanha Use camisinha. Ou você nao é homem para isso?, que aproveita ilustraçoes de Carlos Zéfiro para enfrentar a resistência masculina ao uso de preservativos.

A campanha de prevençao da Aids, criada pela agência ESPM/Rio, tem como alvo os homens heterossexuais entre 25 e 40 anos, justamente os mais resistentes ao uso da camisinha.

Serao seis mil cartazes e 10 mil folhetos, com cinco ilustraçoes, que serao distribuídos principalmente em pontos de concentraçao masculina, como bares e academias do Rio.

Em seguida, a campanha será estendida para outros estados. A escolha de Zéfiro surgiu da constataçao de que seus quadrinhos podem atingir várias classes. "Os homens das classes mais favorecidas enxergam nos desenhos um trabalho artístico, cult, e se sentem atraídos pela campanha. Os das classes menos favorecidas se sentem mobilizados pelo próprio erotismo das ilustraçoes", diz Márcia Vilella, assessora de comunicaçao do Pela Vidda.

Os cartazes trarao frases que abordam questoes como preconceito e conscientizaçao. Em um deles, lê-se: ``Relaçao estável nao é proteçao, camisinha sim.' Em outro, está escrito: ``Grupo de risco existe. É aquele que acha que nunca vai acontecer com ele.' Outro exemplo é: ``Se você acha que Aids é coisa de gay, você nao é só preconceituoso: é cego também.' Com a campanha, o Pela Vidda quer atingir um grupo que já responde por 13% do total de casos de Aids no Brasil. ``Percebemos uma lacuna no discurso preventivo, que costuma chamar a atençao para a epidemia entre as mulheres e nao leva em consideraçao seus parceiros', explica Alexandre do Valle, coordenador de projetos do Pela Vidda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;