Setecidades Titulo
Carnaval começa a movimentar região
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
20/01/2007 | 20:48
Compartilhar notícia


A menos de um mês do início da maior festa popular brasileira, as escolas de samba da região apresentam sua programação para o Carnaval 2007 (veja quadro nesta página). Neste ano, os desfiles oficiais – aqueles incentivados pelas prefeituras – serão em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema. A população de Mauá está órfã de passarela. A festa na cidade, porém, está garantida nas comunidades locais.

Diferentemente da Capital, os foliões do Grande ABC não terão de desembolsar grandes quantias em dinheiro para ter seu espaço na avenida. A maioria das agremiações oferece a fantasia gratuitamente, para atrair público. Outras cobram preços irrisórios, para bancar custos operacionais, ou pedem a doação de 1 kg de alimento não-perecível para entidades assistenciais.

Ao invés de luxo, as escolas prometem alegria e segurança. Em São Bernardo, a administração já anunciou esquema especial para os dias de folia. Cerca de 400 policiais militares e 260 guardas civis farão a proteção da platéia, estimada em 50 mil pessoas.

Em Santo André, a concentração também deve ser grande. Serão 14 apresentações, divididas em três grupos: A, B e Pleiteante. Já em São Caetano, apenas cinco escolas entrarão na avenida no dia 17 de fevereiro. Cada uma espera reunir cerca de 300 componentes e, por isso, convida a população para participar dos ensaios. Em Diadema, a festa também será na rua, com direito a passarela montada especialmente para a apresentação dos foliões. A Prefeitura, porém, não informou datas ou número de escolas de samba envolvidas.

Mocréias - E para quem prefere trocar a bateria pelas típicas marchinhas, a solução é ir até Ribeirão Pires e acompanhar o tradicional bloco das mocréias, no qual os homens trocam de papel com as mulheres. Convite, no mínimo, divertido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;