Internacional Titulo
Tóquio promete cooperar com Madri no combate ao terrorismo
Da AFP
15/03/2004 | 10:03
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, fiel aliado de Washington, prometeu cooperar com a Espanha na luta contra o terrorismo, um dia depois da derrota eleitoral dos conservadores. A reviravolta nas urnas foi causada, segundo os analistas, pela participação de Madri na guerra do Iraque.

"Quero ver que caminho o novo primeiro-ministro adotará (...) Nossas boas relações não mudarão", disse Koizumi. O primeiro-ministro visitou nesta segunda a embaixada da Espanha no Japão para apresentar suas condolências.

No entanto, o governo japonês não quis comentar publicamente o impacto da participação espanhola no Iraque sobre o resultado das eleições de domingo. Assim como a Espanha, o Japão é um dos países mais comprometidos na reconstrução do Iraque.

É possível que a surpreendente derrota dos conservadores espanhóis leve algumas dúvidas e inquietações ao Partido Liberal Democrata, que governa o Japão, num momento em que o mesmo se prepara para importantes eleições ao Senado.

Segundo os cientistas políticos, a atitude dos eleitores do país pode mudar em caso de ataques contra as tropas japonesas no Iraque ou se o Japão for alvo de ações terroristas nos próximos meses. "Se algo acontecer, é bastante provável que o governo Koizumi perca as eleições", afirmou Shigenori Okazaki, analista político.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;