Sua Saúde Titulo
Colecistites

A vesícula biliar é uma pequena bolsa muscular...

Por Leo Kahn
31/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


A vesícula biliar é uma pequena bolsa muscular situada junto ao fígado, onde é armazenada uma secreção verde-amarelada produzida entre as refeições para facilitar a digestão dos alimentos ingeridos pelo organismo, principalmente gorduras e vitaminas. 

Dentro dessa bolsa podem ser criados, através de produtos residuais da bílis, alguns cálculos (cálculos biliares), que chegam a obstruir a saída da vesícula ou dos canalículos, provocando a cólica biliar e até mesmo a icterícia obstrutiva.

A colecistite é desencadeada em mais de 90% dos casos pela presença desses cálculos, sendo que a doença pode ainda ocorrer como resultado de traumatismos ou de complicações de intervenções cirúrgicas anteriores.
A frequência varia de dois a sete casos para cada 10 mil pessoas, sendo que de 10% a 15% da população mundial apresentam cálculos biliares, e desses apenas 15% apresentam sintomas.

A maioria dos cálculos é formada por colesterol, sendo apenas uma pequena percentagem constituída por bilirrubinato de cálcio.

Acometem mais as mulheres, obesas e acima de 40 anos, podendo ocasionar:Discinesia biliar - quando a bile se acumula na vesícula, causando aumento de pressão e sensação de mal-estar.Colelitíase - formação de cálculos biliares sem infecção.Colecistite - inflamação da vesícula causada pela presença de cálculos.

O diagnóstico é realizado pela história clínica e dos sintomas, sendo que o médico pode utilizar exames de ultrassom, radiografia do abdômen ou tomografia computadorizada, podendo ainda ser necessário a endoscopia.

SINAIS E SINTOMAS
- Icterícia;
- Urina escura;
- Vômitos;
- Febre;
- Fezes esbranquiçadas;
- Dor abdominal;
- Perda do apetite.

SAIBA MAIS:
- A bílis desemboca através de alguns canais no intestino, a poucos centímetros do estômago, e se contrai quando o alimento é digerido.
- Em resultado de uma obstrução severa e prolongada, o aumento de volume da vesícula pode ser tão acentuado que ocorre a ruptura. 
- Pode ocorrer ainda o surgimento de pancreatite aguda ou de insuficiência da atividade do fígado.
- A estase de líquido biliar permite a multiplicação de bactérias que levam à inflamação.
- As análises do sangue mostram aumento dos leucócitos.
- Exame clínico muito útil é o sinal de Murphy, que testa a sensibilidade à dor na área.
- Diminui a absorção de cálcio e vitamina D.
- A mortalidade é de 5%, excetuando os diabéticos e os muito idosos, com queda para menos de 1%. 
- Após a retirada da vesícula não há perdas de função significativas. 
- Realize exames regularmente e no caso de apresentar alguns dos sintomas procure o médico gastrologista imediatamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;