Esportes Titulo
Sete atletas nicaragüenses participarao dos Jogos Olímpicos
Por Do Diário do Grande ABC
06/09/2000 | 10:08
Compartilhar notícia


Sete atletas nicaragüenses participarao de cinco modalidades nos Jogos Olímpicos de Sydney, com a expectativa de ter uma atuaçao destacada e melhorar suas marcas individuais, mas sem esperanças de medalhas, informaram nesta quarta-feira fontes esportivas do país.

Seis atletas participarao dos Jogos a convite das respectivas federaçoes, devido a seus níveis de rendimento e nao por suas marcas, explicou o porta-voz do Comitê Olímpico da Nicarágua (CON), Moisés Avalos.

Os atletas nicaragüenses vao disputar atletismo (2), halterofilismo (1), nataçao (2), tiro (1) e taekwondo (1).

Avalos afirmou que o lutador de taekwondo Carlos Delgado - na categoria de mais de 80 kg - foi o único atleta nicaragüense a se classificar num torneio pré-olímpico, conseguindo superar atletas de Cuba, Estados Unidos e Canadá.

A representaçao nicaragüense ainda enfrenta dificuldades orçamentárias para financiar os gastos dos atletas, já que o governo do presidente Arnoldo Alemán só ofereceu as passagens aéreas, lamentou Avalos.

As maiores expectativas da Nicarágua estao depositadas no levantador de peso Orlando Vásquez, atual campeao centro-americano da categoria 54 kg, que pode se classificar entre os dez melhores do mundo em sua categoria e segundo das Américas, disse Avalos.

Outro dos atletas de alto rendimento que participarao dos Jogos é Wálter Martínez, do tiro. Martínez é considerado o melhor atirador da América Central, na especialidade de rifle de ar comprimido e ficou em quarto lugar nos Jogos Panamericanos de Winnipeg (Canadá), em 1999.

No atletismo, participarao Rigoberto Calderón, campeao centro-americano de lançamento de dardo e Maritza Figueroa nos 100 metros rasos. Esta última acumula as melhores marcas da América Central na categoria.

Na nataçao, estarao Marcelino López, nos 400 metros livres, e Fernanda Cuadra nos 200 metros medley.

O país nao conseguiu classificar nos Jogos Panamericanos de Winnipeg justamente o beisebol, o esporte favorito na Nicarágua, que garantiu o quarto lugar nos Jogos de Atlanta 1996. Esta é a maior decepçao nicaragüense para esta 27ª ediçao dos Jogos, já que o beisebol havia obtido em Atlanta a melhor participaçao em sua curta história dos Jogos, que começou em 1968.

Individualmente, os únicos atletas que obtiveram resultados significativos foram o pugilista Marcos Romero, que venceu um paquistanês na categoria 91 kg em Barcelona 1992 e o nadador Walter Soza, que ganhou uma eliminatória nos 200 e 400 metros medley.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;