Cultura & Lazer Titulo
Dixie Chicks são as grandes vencedoras do 49º Grammy
Por Da AFP
12/02/2007 | 13:10
Compartilhar notícia


As cantoras do Dixie Chicks foram as grandes vencedoras da 49ª edição do Grammy, considerado o 'Oscar' da música, ocorrido neste domingo em Los Angeles (Estados Unidos). Elas conquistaram os principais prêmios da noite, entre eles o de melhor canção do ano, com "Not Ready to Make Nice", e melhor álbum, com "Taking the Long Way".

A cerimônia teve início com um momento muito aguardado pelos fãs, quando o grupo Police se apresentou com a formação original depois de mais de 20 anos separado. "Somos o Police e estamos de volta!", exclamou o cantor Sting ao iniciar a festa com a música "Roxanne". O grupo britânico completa 30 anos de fundação este ano.

Outro destaque da noite foi o grupo californiano Red Hot Chili Peppers, que levou quatro gramofones para casa: Álbum de Rock por "Stadium Arcadium", Canção de Rock e Melhor Interpretação de Grupo de Rock por "Dani California", além de melhor capa para edição limitada.

Já a rainha do R&B Mary J. Blige, que era a grande favorita da noite como oito indicações, não saiu de mãos vazias da cerimônia. Ela venceu em três categorias com o disco "The Breakthrough", que vendeu mais de 2,7 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos. A música "Be without you" venceu como Melhor Canção de R&B. Blige também levou os prêmios de Melhor Interpretação Feminina de R&B e Melhor Álbum de R&B.

Um dos grandes perdedores da noite foi o britânico James Blunt, que estava indicado em cinco categorias, inclusive revelação, mas voltou para casa sem nada. Talvez um sinal do saturamento provocado pela pegajosa "You are beautiful".

Uma das apresentações mais aguardadas da noite foi a de Justin Timberlake, que cantou ao lado da vencedora do concurso "Meu Momento Grammy", Robyn Troup, que completava 19 anos no domingo. A jovem estava na platéia esperando o veredicto a apenas poucos minutos de receber o prêmio: cantar para todo país ao lado de Timberlake "Ain't No Sunshine".

O ex-integrante do N'Sync levou dois prêmios, Melhor Colaboração Rap por "My Love" com T.I, e Melhor Gravação Dance por "Sexy Back", ambas do álbum "FutureSex/LoveSounds".

Christina Aguilera venceu como Melhor Intérprete Feminina Pop por "Ain't No Other Man" e John Mayer como Melhor Intérprete Masculino Pop por "Waiting On The World To Change".

Os vencedores na categoria Melhor Interpretação Pop com Colaboração foram muito aplaudidos pelo público: Tony Bennett e Stevie Wonder levaram o gramofone por "For Once In My Life".

A presença latina na festa foi marcada pela apresentação da colombiana Shakira e do haitiano Wyclef Jean do hit "Hips don't lie".

Lionel Richie, Beyoncé e a ex-American Idol Carrie Underwood, que venceu em duas categorias, incluindo artista revelação, foram cantores apresentados por um verdadeiro elenco de estrelas, que incluiu, entre outros, Al Gore, Quentin Tarantino, Samuel L. Jackson, Prince e Scarlett Johansson.

O gramofone de ouro premiou os trabalhos lançados entre 1º de outubro de 2005 e 30 de setembro de 2006, entre quase 500 indicados para 108 categorias. Quase 11 mil membros da Academia de Ciências e Artes da Gravação (Naras, na sigla em inglês) escolheram os vencedores.

Confira os premiados nas 10 principais categorias:

Gravação do Ano:
"Not Ready To Make Nice", Dixie Chicks

Álbum do Ano:
"Taking The Long Way", Dixie Chicks

Música do Ano:
"Not Ready To Make Nice", Dixie Chicks

Artista revelação:
Carrie Underwood

Intérprete feminina pop:
"Ain't No Other Man", Christina Aguilera

Intérprete masculino pop:
"Waiting On The World To Change", John Mayer

Álbum pop:
"Continuum", John Mayer

Álbum de rock:
"Stadium Arcadium", Red Hot Chili Peppers

Álbum de Rythm & Blues (R&B):
"The Breakthrough", Mary J. Blige

Álbum de rap:
"Release Therapy", Ludacris

Álbum Dance / Música Eletrônica:
"Confessions on a dance floor", Madonna




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;