Economia Titulo
Produção de veículos atinge recorde em maio e no ano
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
07/06/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


O motivo para as novas contratações anunciadas nas últimas semanas pelas montadoras e o aumento de turnos foi apresentado quarta-feira, em números, pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Em maio, saíram das linhas de montagem 258,9 mil unidades de veículos, aumento de 15,9% em relação à produção de abril. Nunca se produziu tanto veículo no Brasil em apenas um mês.

No acumulado, de janeiro a maio, mais um recorde histórico: 1,138 milhão de veículos produzidos. A quantidade representa 5,8% a mais do que foi fabricado em igual período de 2006. A média diária de unidades que saíram até agora das linhas foi 4,8% superior a igual intervalo do ano passado.

Entre os segmentos, o destaque foi para a produção de caminhões, que cresceu 16,5%em relação a abril e 20,9% sobre maio do ano passado, com 12 mil unidades. No acumulado, mais um recorde: 50 mil caminhões produzidos, incremento de 18,9% sobre igual intervalo do ano passado. “É um aumento de produção muito forte”, afirma o presidente da entidade, Jackson Schneider.

Segundo o representante dos fabricantes, o impacto sobre o índice de emprego só será sentido no balanço do próximo mês, quando o processo de contratação for concluído.

Estoque - Apesar da intensa produção, o número de unidades acumuladas nos pátios das fábricas em relação a abril subiu pouco. Em maio, ficaram estocadas cerca de 32 mil unidades e no mês anterior 31 mil. A pequena elevação não representa aumento do número de dias úteis, que permaneceu em cinco.

Nas concessionárias há veículos para atender o consumidor por 15 dias – são 108,9 mil unidades. Se somados os dois valores, o estoque total chega a 20 dias, com 140,9 mil unidades, três dias a menos que os estoques de abril. “Não falta produto no mercado. O que pode ficar em espera são pedidos com complementos específicos”, observa Schneider.

Máquinas agrícolas - A produção de máquinas agrícolas em maio apresentou crescimento de 7,3% sobre abril, com 5.585 unidades. A quantidade chega a ser 25,4% superior à fabricada em maio de 2006. No acumulado, foram 22.987 unidades, 17% a mais sobre o ano anterior. Os dados mostram a recuperação do segmento, que enfrentou dois anos de crise.

Para o próximo mês, a Anfavea espera a divulgação do Plano de Safra. Segundo o vice-presidente da entidade, Gilberto Zago, o plano é importante para as fabricantes de máquinas porque além de definir linhas de crédito para o plantio, divulga as diretrizes de investimento.

“Quando a agricultura vai bem, a melhoria vem em cadeia. Por esse motivo, esperamos a reação do setor, que já prevê safra de 130 milhões de toneladas de grãos, com redução de 4% de área plantada”, explica Zago, que acredita na queda da taxa de juros do setor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;