Setecidades Titulo
Risco de contaminação interdita
fonte na Vila de Paranapiacaba
Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
24/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O Corpo de Bombeiros interditou na tarde de ontem área de aproximadamente dez metros em torno de uma nascente na Vila de Paranapiacaba, em Santo André. O bloqueio foi motivado pela suspeita de contaminação do solo e da água por uma substância chamada ascarel - óleo tóxico, corrosivo e inflamável -, usada em transformadores elétricos.

Nos arredores da fonte, na parte baixa da vila, três transformadores de energia foram abandonados há cerca de três meses, após serem substituídos pela empresa FM Rodrigues, que executa obras de substituição da rede elétrica da vila histórica.

O secretário adjunto de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Marcos Calvo, informou que o vazamento teve início após os equipamentos terem sido furtados. "Alguém abriu os transformadores para roubar o cobre que tem dentro deles, e aí o óleo acabou vazando", explicou. A suspeita do Corpo de Bombeiros é de que o acidente tenha ocorrido há cerca de 20 dias, mas somente ontem a Prefeitura foi informada sobre o problema.

Calvo acrescentou que os transformadores não haviam sido removidos do local porque as obras na rede de alta voltagem ainda não foram entregues. Ele informou também que a Prefeitura irá contratar uma empresa especializada para fazer o transporte e a incineração dos aparelhos. A estimativa é de que a remoção seja feita até terça-feira. O secretário adjunto não informou quando as obras serão de ser finalizadas.

Equipes da Defesa Civil municipal e da Cetesb estiveram na área ontem para verificar a possibilidade de a substância ter contaminado o solo ou a água da bica. Procurada, a Cetesb não informou quais foram as conclusões obtidas após a análise do terreno. Técnicos da Defesa Civil informaram que, caso seja comprovada a contaminação, a terra terá de ser removida para evitar que pessoas e animais tenham contato com a substância cancerígena.

O secretário-adjunto ressaltou que, após a Prefeitura receber os laudos sobre a gravidade do problema, irá investigar se houve negligência por parte da empresa que faz o serviço na vila. "Vamos apurar as responsabilidades e, caso necessário, iremos penalizar os culpados."

Moradores e comerciantes do entorno dizem que não haviam percebido o descarte irregular nas proximidades da estação de trem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;