Cultura & Lazer Titulo
Criador do 'Castelo' cria série para a Band
Por Gislaine Gutierre
Da Redaçao
24/01/1999 | 17:17
Compartilhar notícia


O dramaturgo e escritor Flavio de Souza, um dos criadores do Castelo Rá-tim-bum, se prepara para lançar um novo programa infantil. Trata-se do seriado Grand Circo Marimbondo, com 150 episódios de uma hora de duraçao cada, e que deverá ir ao ar pela Rede Bandeirantes. Ainda sem data para estréia, a produçao poderá entrar no rol de novidades que a emissora pretende anunciar a partir de março.

Grand Circo Marimbondo conta a história de Dinho, um menino de 9 anos criado em uma família de atores circenses, a qual inclui Bumbu (pai), Bamba (mae), Bambo (bisavô), Bomba (avó) e Bombao (irma). Ele ainda convive com o vilao Rufus, que é o chefe do circo, e os três atrapalhados contra-regras (Totó, Janjao e Alemao).

Assim como em Castelo Rá-tim-bum, o novo trabalho de Souza colocará bonecos para contracenar com pessoas. Um deles é o papagaio Pitágoras, bicho de estimaçao do tio de Dinho, que é um pirata. O outro é a raposa Páprica, a mascote do vilao Rufus.

Segundo Souza, o trabalho de criaçao do seriado começou há um ano, a pedido da Bandeirantes. Para compor seus personagens, o autor buscou várias referências. Uma delas é O circo, documentário do italiano Federico Fellini sobre esse universo.

"O principal objetivo do programa será o entretenimento", avisa Souza, ressaltando que o lado educativo nao será focado num assunto específico. "Vamos falar de coisas simples, como noçoes de higiene, por exemplo".

Grand Circo Marimbondo, segundo o autor, será dirigido a um público abrangente, e nao só às crianças. Mas, para ele, o maior desafio ao fazer um trabalho infantil está em realizar "algo edificante". Por isso, ele diz que procura nao inserir muita violência em seus trabalhos nem induzir ao consumo.

Ao longo de sua carreira, Souza acumulou diversos trabalhos consagrados pela crítica. Ele foi o criador, por exemplo, do seriado Mundo da lua, exibido pela Cultura. Na dramaturgia, se destacou com a peça Fica comigo esta noite, estrelada por Débora Bloch e Luiz Fernando Guimaraes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;