Memória Titulo
A música de raízes nas ondas do Diário OnLine

Olegário José Godoy, o Sorocabinha, volta a ser focalizado hoje no DIÁRIO ON LINE, na segunda parte da entrevista concedida pelos filhos...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Olegário José Godoy, o Sorocabinha, volta a ser focalizado hoje no DIÁRIO ON LINE, na segunda parte da entrevista concedida pelos filhos Maria Immaculada e Samuel. Os dois interpretam, ao lado do andreense João de Deus Martinez, "Peito de Pomba", um samba típico sertanejo que Sorocabinha compôs em 1929.

Relembrando: Sorocabinha fez parte da Turma de Cornélio Pires, produtor sertanejo que realizou as primeiras gravações brasileiras em disco da música do sertão, um episódio que está completando 80 anos e que não pode fenecer.

Insistimos: o Grande ABC é formado por migrantes que cultuam a música de raízes. Orquestras de violeiros são formadas; conjuntos, trios e duos, se espalham nos bairros, independente da faixa social. E as novas gerações precisam saber que Sorocabinha e a Turma de Cornélio Pires tiveram papel relevante nisso, muito antes, por exemplo, dos irmãos Tonico e Tinoco, de São Manuel, que é, sem dúvida, a "Dupla Coração do Brasil".

Quando o movimento de 1929 completou 50 anos havia vários personagens remanescentes e o Brasil abriu-se mais à comemoração, com farto material na mídia. Maria Immaculada guardou o que pôde e animou-se a registrar em livro as memórias do pai Sorocabinha. O livro é fascinante. Permanece inédito. Deveria ser editado.

Sugerimos aos prefeitos do Grande ABC, via Consórcio Intermunicipal, que pensem no caso. A despesa seria mínima e o retorno muito grande. Imaginem os filhos de Sorocabinha percorrendo as várias cidades, reunindo os violeiros, distribuindo um livro desta envergadura! Seria a contribuição decisiva de uma região migrante aos 80 anos das primeiras gravações do gênero em nosso País.

Por enquanto, acompanhem um pouco mais de Sorocabinha no DIÁRIO ON LINE. E cantem conosco os versos recuperados por essa mulher-historiadora Maria Immaculada, a mais nova colaboradora de Memória, ao lado do mano Samuel, de São Bernardo.

UM RELÓGIO

Reparem nas gravações do DIÁRIO ON LINE a decoração da casa de Maria Immaculada. Na parede está a réplica de um antigo relógio colonial, produzido e presenteado a ela por Cezar Livio quando da visita do Diário.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 8: a história de Sorocabinha - parte 2. Entrevistados: Maria Immaculada da Silva e Samuel Siqueira Godoy. Participação musical: João de Deus Martinez. Editor do Diário OnLine, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

Diadema

Noite de gala hoje, às 19h, na Câmara Municipal. Sessão solene de outorga do título de Cidadão Diademense a quatro personalidades locais: Koji Shimizu e Jorge Suguita (ex-secretários municipais), Walter Adão Carreiro e Paulo Ferreira Leite (autonomistas e pesquisadores da Memória).

A iniciativa é dos vereadores Cida Ferreira, Laércio Pereira Soares, Maninho e Wagner Feitoza, com o apoio unânime do Legislativo.

Coluna Universitária

A Associação Acadêmica João Wesley, da Faculdade de Teologia de São Bernardo, tem a sua diretoria assim composta: presidente, Neidson Rodrigues; secretário-registrador, Josias T. Pinto; secretário-correspondente, Ronaldo Satler Rosa; tesoureiro, Jorge Mesquita; redator da revista "O Wesleyano", Décio Machado Siqueira.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 7 de agosto de 1979

Manchete - MDB pressiona para cassar Botelho (José Mendes Botelho, vereador, opositor do prefeito Lincoln Grillo, de Santo André).

Trabalho - Caminhoneiros da região aceitam proposta de 32%.

Anistia - MDB exclui torturadores do projeto substitutivo.

Diadema - Indústria Conforja elaborou galeria de águas pluviais em suas proximidades, para evitar enchentes, e agora está doando a área ocupada à Prefeitura.

Rio Grande da Serra - Condephaat faz vistoria à capela de Santa Cruz.

Música - Gilberto Gil se apresentou domingo na discoteca Sunshine Music, no Parque das Nações, em Santo André.

Futebol - Jogos pela Intermediária envolvendo equipes do ABC: no Estádio Bruno José Daniel, Santo André 0, São José (campeão do primeiro turno) 0; no Baetão, em São Bernardo, Aliança 1, Nacional 0; em Jundiaí, Paulista 1, Saad, de São Caetano, 2.

Anúncio - "A Petrobrás fez uma pesquisa e descobriu que andam falando mal dela".

SANTOS DO DIA

Caetano, Sisto II e Companheiros, e Vítricio.

HOJE

Dia de São Caetano Di Thiene, padroeiro da nossa cidade de São Caetano.

O nome São Caetano foi dado à fazenda dos beneditinos do antigo Tijucuçu - nome primitivo da cidade - quando da sua instalação, em princípios do século 18 (1717).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;