Economia Titulo
Metalúrgicos defendem fim do teto
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
04/08/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


O fim da aplicação de teto salarial foi um dos temas que nortearam a quarta rodada de negociação entre a FEM-CUT (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/São Paulo) e a bancada patronal do Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos).

"Independentemente do número de funcionários, defendemos que todas as empresas devem igualar o teto salarial para a categoria", afirma o presidente da Federação, Valmir Marques, o Biro Biro, após participar da reunião de ontem. "O teto cria disparidade entre os representados dos nossos sindicatos. Queremos que o reajuste seja igual para todos os trabalhadores", frisa o dirigente sindical.

Na base da FEM-CUT, nas empresas com até 100 empregados o valor do piso salarial é de R$ 787 e nas fábricas com mais de 100 funcionários pagam-se R$ 980. Estes valores têm vigência até o dia 31. A bancada do Grupo 3 analisará a reivindicação na próxima rodada de negociação, agendada para o dia 10 (terça-feira), na sede do Sindipeças, em Santo Amaro.

Além desse item, sindicalistas e classe patronal voltaram a discutir sobre a redução na jornada de 44h para 40h, com manutenção do salário e a ampliação da licença maternidade de 120 dias (quatro meses) para 180 dias (seis meses).

Segundo o dirigente sindical, estes dois pontos ainda não tiveram posição fechada por parte da bancada patronal e novamente serão debatidos.

A programação é continuar discutindo a redução da jornada de trabalho para dar seguimento as outras reivindicações (reposição integral da inflação; aumento real nos salários e valorização nos pisos). "A ideia é que no próximo encontro iniciemos o debate sobre questões econômicas", conta Biro Biro.

A federação metalúrgica cutista representa 250 mil trabalhadores em todo o Estado e a data-base da classe é 1º de setembro.

GRUPO 2
Ontem à tarde, a federação realizou a primeira rodada de negociação com a bancada patronal do Grupo 2 (que reúne os sindicatos patronais dos setores de máquinas e eletrônicos).

O encontro definiu o calendário das próximas rodadas que acontecerão nos dias 11, 18, 26 e 2 de setembro. Os horários e locais ainda serão definidos. Neste grupo, estão em campanha cerca de 40 mil metalúrgicos na base da FEM em todo o Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;