Economia Titulo
Volks quer reduzir valor do seguro com rastreador
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
16/03/2007 | 22:13
Compartilhar notícia


Roubos e furtos não trazem prejuízos somente aos compradores de automóveis. Em virtude do alto preço dos seguros, as montadoras chegam a perder vendas para a concorrência. Para tentar reverter esse quadro, a Volks começou a comercializar 100% de seus produtos com dispositivo rastreador. A empresa acredita que o aparelho poderá reduzir em até 40% o valor pago no seguro.

O aparelho e a instalação não encarecem o preço do carro, entretanto, o cliente que autorizar a ativação do rastreamento terá que pagar de R$ 575 a R$ 800 por ano pelo serviço.

Os rastreadores saem como item de série dos modelos Fox, CrossFox, SpaceFox, Polo, Polo Sedan, Golf, Gol, Parati, Saveiro e Kombi. Já os modelos importados, como o Jetta e o New Beetle, terão o dispositivo instalado nas concessionárias.

Os carros da companhia são equipados com o sistema desenvolvido pela Crown Telecom, que utiliza tecnologia celular GSM (Global System for Mobile Communication)/GPRS (General Packet Radio System) e de satélite GPS (Global Positioning System) que permitem cobertura em todo o País.

O gerente de Marketing e Propaganda da Volkswagen, Marcelo Olival, explica que a idéia surgiu quando as vendas do Golf começaram a cair. “O carro perdia a competitividade no mercado por causa do seguro. Então, fizemos uma pesquisa com seguradoras, polícia e desmanches e chegamos à conclusão de que o rastreador ajudaria a diminuir esse prejuízo”, afirma.

Os aparelhos começaram a ser instalados no Golf em 2005. Segundo Olival, para o consumidor sentir a redução no seguro, demorou cerca de 10 meses. “Fizemos os testes em São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje, o Golf tem o seguro mais baixo da categoria. O seguro do modelo passou de 15%, em média, para 9% do valor do veículo”, comenta o gerente.

Em relação aos descontos das seguradoras, Olival diz que a Volkswagen já está em negociação com as quatro principais companhias do País e já fez demonstrações para mais de 70 empresas. Ele explica que o consumidor sentirá a vantagem no preço do seguro, quando a adesão dos clientes ao sistema aumentar.

“A seguradora trabalha com carteira de clientes. Conforme essa carteira aumentar, o preço do seguro irá diminuir”, avalia. A expectativa da Volkswagen para o Estado de São Paulo é de 35% a 40% de adesão dos compradores da marca. Segundo o gerente, a tendência é que outras montadoras passem a utilizar sistemas semelhantes.

O próximo passo da Volks é utilizar o dispositivo como auxílio na manutenção do veículo. “Neste caso, o sistema indicará o tempo certo de fazer revisões e trocas de óleo”, comenta.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;