Cultura & Lazer Titulo
Gitai mostra novo filme político
31/10/2007 | 07:14
Compartilhar notícia


Se existe um diretor que filma cada vez melhor, com mais leveza e, por paradoxo, mais complexidade, este é o israelense Amos Gitai. Para quem acha, totalmente, que o cinema político morreu, Gitai está aí – com sua meditação constante, aguda, iluminista sobre seu país e o Oriente Médio como um todo.

Neste A Retirada, apresentado pela 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e que pode ser visto nesta quarta-feira, às 18h30, no cine Unibanco Arteplex 1, Gitai aborda um tema quente, polêmico, e certamente doloroso – a desocupação das colônias judaicas da Faixa de Gaza. Quer dizer, exército israelense usando a força para desalojar israelenses.

A história, porém, toma forma longe dali, com a personagem Ana (Juliette Binoche), cujo meio-irmão é do exército de Israel. Eles se encontram na França para o enterro do pai.

Não interessa por que, mas existe um affair de família que a obriga a seguir o irmão até Israel. Mais precisamente, até a Faixa de Gaza, onde os colonos serão desalojados. Com a viagem de Binoche a Israel, o filme torna-se mais fragmentado. Chega a irritar, pois tudo é quebradiço. Nada mais funciona. O carro que tentam levar a Israel não pode entrar no país. Depois, entra e sofre um acidente idiota. As pessoas não se entendem. Há problemas de comunicação, pois não falam a mesma língua. No sentido literal e no figurado. Todos gritam contra todos e aquilo que se vê (e se ouve) não deixa de ser uma metáfora poderosa da situação no Oriente Médio.

O cinema de Gitai é de prospecção e reflexão. Sem deixar de lado a emoção em momento algum. Não existe contradição entre esses termos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;