Internacional Titulo
Cientista fica submerso respirando à base de algas e urina
Por Da AFP
18/04/2007 | 13:51
Compartilhar notícia


Um cientista australiano emergiu são e salvo nesta quarta-feira, depois de passar 12 dias em uma cápsula subaquática onde ele teve que produzir seu próprio oxigênio e gerar eletricidade em uma bicicleta ergométrica.

O cientista marinho Lloyd Godson, 27 anos, que se auto-denomina de ‘louco’ passou quase duas semanas submerso em um fosso inundado dentro de uma cápsula de aço com apenas nove metros quadrados para demonstrar como um sistema ecológico fechado pode funcionar.

Godson admitiu ter se sentido mal com o confinamento dentro do tanque subaquático, que usou um revolucionário sistema ‘Biocoil’, desenvolvido por israelenses, para gerar oxigênio a partir de algas embebidas na urina do cientista.

"É muito bom sentir o sol e o vento no rosto", disse Godson, após ser trazido à tona do fosso, construído perto de Albury, na fronteira dos estados de Nova Gales do Sul e Victoria.

A experiência "começa a mexer com sua cabeça um pouco antes dos 12 dias, obviamente. Você começa a sentir um pouco o confinamento, mas eu lidei com isto surpreendentemente bem".

"Achei que fosse sair mais louco do que saí no final", disse.

Godson conseguiu financiamento da revista Australian Geographic para seu projeto, que foi criado para fornecer dados sobre os usos práticos e pressões psicológicas de se viver em um ambiente estranho.

O cientista marinho, que foi monitorado por um psicólogo durante a experiência, disse que as informações coletadas durante o mergulho podem ajudar no planejamento de missões espaciais e subaquáticas de longo prazo.

"É a primeira vez que isto é feito, portanto abre o caminho para futuras experiências na área... como sistemas de assistência à vida para aplicações subaquáticas ou espaciais", afirmou Gobson.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;