Política Titulo
Lula quer que a sociedade ajude na evolução da Educação
Da Agência Brasil
19/03/2007 | 09:40
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o Plano de Desenvolvimento da Educação seja construído junto com a sociedade. Na semana passada, as propostas foram apresentadas a educadores do país. A idéia, segundo Lula, é mostrar o plano também para o Conselho Político da Coalizão, que reúne líderes e presidentes dos 11 partidos da base governista.

"Nós não queremos que o programa seja do Ministério da Educação, seja do governo. Nós queremos que o programa seja da sociedade brasileira, mais ou menos como nós fizemos na reforma universitária", afirmou na manhã desta segunda-feira em seu programa  semanal de rádio 'Café com o Presidente'.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou do programa e explicou que uma das principais ações do plano é a criação da Provinha Brasil, que vai avaliar se alunos entre seis e oito anos de idade das escolas públicas estão sendo alfabetizados. O teste deverá ser semelhante ao exame Prova Brasil, que já é aplicado a estudantes de quarta e oitava séries do ensino fundamental.

"Se você não fizer um acompanhamento dos alunos desde os seis anos, quando você constata que esse aluno não está com conhecimento condizente com a sua idade na quarta série, muito pouco se pode fazer para recuperar", disse o ministro, explicando que a Provinha Brasil será aplicada pelo próprio professor.

Desenvolvida e realizada pelo Inpe (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira),  a primeira edição da Prova Brasil ocorreu em novembro de 2005, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. O exame foi realizado em 5.398 municípios de todas as unidades da federação, avaliando 3,3 milhões de alunos de quarta e oitava séries do ensino fundamental.

Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática, com questões elaboradas a partir do que está previsto para as séries avaliadas nos currículos de todas as unidades da federação e, ainda, nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além das provas, os estudantes responderam a um questionário que coletou informações sobre seu contexto social, econômico e cultural.

Desistentes – Lula disse ainda que, além de melhorar a qualidade do ensino básico, o Plano de Desenvolvimento da Educação tem o objetivo de atrair de volta à escola os jovens que abandonaram os estudos. "Se a escola não ensina direito, se o menino não está motivado, nós temos que descobrir como fazer para resolver esse problema", ressaltou o presidente.

Lula reforçou o compromisso de levar internet em alta velocidade (banda larga) para as escolas públicas do país até o fim de seu governo. “Nós vamos terminar o nosso mandato com internet banda larga em cada escola municipal brasileira, na escola pública. Nós vamos permitir que os brasileiros sejam tratados em igualdade de condições. Uma dessas condições que garante cidadania é você permitir que eles tenham acesso à internet no mais longínquo município brasileiro”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;