Setecidades Titulo
R.Pires revoga distância entre torres de telefonia celular
Miriam Gimenes
Especial para o Diário
22/07/2005 | 08:21
Compartilhar notícia


A lei que determinava distância mínima de 1,50 m entre as torres retransmissoras de telefonia celular foi revogada pela Câmara de Ribeirão Pires. Em sessão extraordinária, quarta-feira, os vereadores votaram a mudança de dois artigos, que deverão beneficiar a comunicação por ondas dentro da cidade. O principal objetivo é incentivar a implantação de empresas no município, já que o serviço de celular é deficiente e a internet rápida não existe.

A antiga lei, sancionada em 1999, determinava que todas as torres e chaminés de qualquer natureza deveriam ter um afastamento mínimo correspondente a 1/5 de sua altura, sem ultrapassar o limite de 1,50 metro. Segundo o presidente da Câmara, Saulo Benevides (PTB), as restrições impediam a instalação das torres que permitiriam a vinda de novas empresas para região.

Agora, os vereadores estão preparando um projeto, em parceria com a Prefeitura, que incentiva empresas para investimentos em Ribeirão. "A comunicação é essencial para que o projeto saia do papel", diz Benevides.

Não só os problemas com serviço celular afligem os empresários e munícipes de Ribeirão Pires. A internet banda larga também é afetada pela falta de estrutura, enquanto a discada tem capacidade limitada. Em alguns bairros, como Quarta Divisão e Santa Luzia, essas facilidades tecnológicas inexistem. Indústrias, supermercados e estabelecimentos comerciais perdem assim competitividade e dinheiro. Cerca de 13 mil pessoas e 18 mil empresas são afetadas no município.

Saída – O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Dias Menato, afirma que ficou surpreso com as restrições da lei antiga. "A lei quase que proíbe a implantação de torres de telefonia na cidade". Segundo ele, outras alternativas estão sendo estudadas para suprir essa necessidade. Uma delas é a instalação da tecnologia Wi-Max, que permite, através de um roteador, a interligação de computadores sem o uso do fio. A torre de transmissão atinge raio de até 40 quilômetros. "Acredito que duas dessas supririam os problemas de Ribeirão", completa. A vinda deste tipo de tecnologia ainda está em negociação e não tem previsão de instalação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;