Cultura & Lazer Titulo
Tonia Carrero estréia nova peça na região
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
11/06/2005 | 09:29
Compartilhar notícia


Estréia neste sábado em Santo André a peça Chega de História!, com Tonia Carrero e Nilton Bicudo, escrita e dirigida por Fauzi Arap. É a primeira apresentação ao público brasileiro deste espetáculo, que fica em cartaz neste sábado, às 21h, e domingo, às 18h, no Teatro Municipal. Assinante do Diário tem desconto na compra de um ingresso na bilheteria do teatro (tel.: 4433-0789), que abre neste sábado e domingo às 14h. Sexta à tarde, até o fechamento desta edição, havia entradas para as duas sessões.

Após estas apresentações, a peça será encenada no interior do Estado antes de cumprir temporada de dois meses em São Paulo, no Espaço Promon, a partir de julho.

Tonia interpreta uma professora aposentada, que vive com salário miserável, e recebe convite para dar uma palestra mediante um modesto cachê. O convite é feito por um funcionário de um centro cultural prestes a fechar. A palestra seria sobre história, mas como não domina o assunto ela vai enrolando enquanto fala, de forma espevitada e delirante, em tom de denúncia sobre a cultura nacional e as crises do país.

Esse descaso geral também era o tema da primeira versão do texto, chamada A História Acabou, encenada com outro elenco no início dos anos 90. Foi um desabafo de Arap diante da inquietante falta de perspectivas desenhada durante o governo do presidente Fernando Collor (1990-1992). Naquela época, Arap tratava do cenário de paralisia no sistema educacional e cultural e das inesgotáveis crises econômicas e políticas que o país atravessava. Mesmo extraídas as partes mais datadas do texto e aprofundadas outras questões na atual versão, a inquietude e o cenário não mudaram muito.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;