Setecidades Titulo Educação
Alunos pedem contratação de professores efetivos

Matérias como Química, Geografia e Física estão prejudicadas

Caroline Garcia
Especial para o Diário
30/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Desde o início do ano letivo, alunos de Ensino Médio da EE Yolanda Ascencio e da Escola Municipal de Ensino Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano, estão sem professor titular de matérias como Química e Artes, no caso da instituição estadual, e Geografia e Física, na municipal. Ontem, comissão de cerca de 100 estudantes esteve na Câmara de Vereadores e na Prefeitura para cobrar o fim das aulas com profissionais eventuais.

O problema das duas escolas é o mesmo. Com a aposentadoria dos titulares, há dificuldade em contratar docentes para as disciplinas em questão. A reclamação dos estudantes, no entanto, leva em conta que os eventuais não ministram aulas de disciplinas consideradas problemáticas. "É ano de vestibular. Como vamos fazer prova no fim do ano se não temos base para nada?", questionou a aluna do 3º ano da escola estadual Bárbara Riera.

A reivindicação é que a Prefeitura cobre do governo estadual mais investimento para as escolas do município. "Não queremos municipalização, mas preocupação com a Educação do Estado", diz o professor de Filosofia da Yolanda Ascencio Valdenir dos Santos.

"Estamos fazendo provas sem ter matéria. Temos professor eventual só para não sermos dispensados, porque ninguém ensina nada dentro da sala de aula", disse Talita Tainá, estudante do 2º ano do Ensino Médio da escola estadual.

O chefe de Gabinete da Prefeitura de São Caetano, Luiz Antônio Cicaroni, recebeu a comissão e afirmou que é possível haver diálogo entre o Estado e a cidade. "Vou analisar junto à Delegacia de Ensino o melhor caminho, mas não sei até quando vai a parceria entre Estado e Prefeitura para que possamos ceder professores", explicou.

Em relação à escola municipal, Cicaroni marcará reunião com a direção da unidade para investigar o problema. "Até agora, não tinha essa informação. Nada foi encaminhado e protocolado na Prefeitura. Vamos conversar e resolver."

ESTADO

A Diretoria de Ensino de São Bernardo, responsável também por São Caetano, justificou que, há cerca de um mês, o efetivo de Química se aposentou e, até que a atribuição de aulas seja concluída, os eventuais são necessários. A disciplina de Artes também conta com eventuais. O Estado ressalta ainda que está com cadastro aberto para a inscrição de professores interessados em assumir as aulas e que o conteúdo não ministrado será reposto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;