Economia Titulo
China diz que nao vai desvalorizar o iuan
Do Diário do Grande ABC
27/01/1999 | 11:34
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central da China, Dai Xianglong, reiterou nesta quarta-feira o compromisso do governo de Pequim com a estabilidade monetária, afirmando pessoalmente que tem ``completa confiança' de que nao é necessário desvalorizar o iuan. Seus comentários sobre o futuro da moeda nacional, também chamada de renminbi, atraíram forte atençao por parte dos investidores internacionais, temerosos de que o governo de Pequim trilhe os caminhos das autoridades brasileiras, que liberaram a flutuaçao cambial.

``Nao acredito que a desvalorizaçao seja boa para ninguém', disse Dai durante coletiva em Pequim. ``Nao há motivos para isso'. Segundo o presidente do BC, medidas desse teor ``contrariam os interesses dos investidores internacionais, aumentam a dívida chinesa e nao é conducente com a estabilidade dos mercados financeiros da Asia'.

Depois dessas declaraçoes, os papéis das empresas chinesas negociados em Hong Kong registraram alta. O índice Han Seng China Enterprise _ que representa as companhias estatais _ registrou alta de 7,34%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;