Economia Titulo Manifestação
Bancários paralisam doze
agências do Itaú na região

A categoria pede uma menor rotatividade e mais qualidade no
ambiente de trabalho; postos de atendimento também fecharam

Erica Martin
Do Diário do Grande ABC
24/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Pelo menos 12 agências do Itaú Unibanco - seis em Diadema e outras seis em Santo André, além de dois postos de atendimento instalados dentro de duas montadoras, ficaram fechados ontem. Segundo o Sindicato dos Bancários do ABC, o aumento da rotatividade dos profissionais, entre aqueles que pediram demissão ou foram demitidos, é o que está motivando o movimento grevista que teve início no dia 11. "As pessoas também estão saindo do banco por insatisfação em razão da pressão que existe para alcançar metas. Não são apenas as demissões", comentou um dos diretores do sindicato, Gilberto Soares Paiva.

 

DEMISSÕES - Nos três primeiros meses, 73 empregados da instituição foram dispensados. Anteriormente, o sindicato da categoria divulgou que 93 pessoas tinham sido demitidas. Mas nesta somatória foram inclusos os profissionais que se aposentaram no período.

O montante representa 3,86% do total de 1.890 funcionários que trabalham nas agências do Itaú Unibanco localizadas nas setes cidades. Já no mesmo trimestre do ano passado 32 profissionais deixaram a instituição, que até o fim de 2011 tinha 170 postos de trabalho a mais na região, do que os atuais 1.890 trabalhadores.

No Brasil, de acordo com o Sindicato do ABC, a empresa tinha 104.022 funcionários em março de 2011 e reduziu o montante para 96.204 neste ano. "O Itaú está demitindo muitas pessoas da área operacional, como atendentes de caixa. Agora estamos esperando que o banco se manifeste até amanhã (hoje) para agendar conversa", comentou Paiva.

 

BRASIL - O diretor do sindicato, Marcelo Alves, disse que as paralisações ocorreram em vários Estados, em iniciativa promovida por entidades sindicais de todo o Brasil, e intitulada como o Dia Nacional de Luta. No Paraná, Curitiba e Londrina aderiram ao movimento. Pernambuco, Recife, e Bahia, Salvador, foram algumas das cidades que também enfrentaram a paralisação dos bancários.

"O Itaú está lucrando muito e não tem motivo para estar demitindo desta forma", salientou Alves. A instituição financeira lucrou R$ 3,4 bilhões no primeiro trimestre, o montante representou queda de 3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Procurado, o Itaú Unibanco disse que não iria se manifestar sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;