Internacional Titulo
Suécia assume presidência da Uniao Européia
Das Agências
01/01/2001 | 16:43
Compartilhar notícia


A Suécia assumiu nesta segunda-feira, debaixo de neve e sem fanfarrice, a presidência semestral da Uniao Européia (UE), pela primeira vez desde a sua entrada na Uniao, em 1995.

Nenhuma declaraçao do primeiro-ministro Goeran Persson, nem dos membros do seu gabinete, foi feita em Estocolmo para assinalar oficialmente o início da presidência sueca.

Na tarde deste domingo, o ministro francês das Relaçoes Exteriores, Hubert Védrine, chamou a colega sueca Anna Lindh para passar a ela o cargo e desejar-lhe sucesso completo. A França manteve a presidência da UE no segundo semestre de 2000, até a meia-noite de domingo.

O ministro das Finanças, Bosse Ringholm, será o primeiro membro do Governo sueco a presidir, a partir do próximo dia 19, em Bruxelas, uma reuniao ministerial da UE. Ringholm se reunirá com os outros 14 tesoureiros da Uniao. Em 1999, ao se recusar a participar da terceira fase da uniao econômica e monetária, a Suécia foi excluída de fato das negociaçoes cruciais para a introduçao do euro.

Este ano, a UE preparará o início da circulaçao de moedas e cédulas de euro que 300 milhoes de europeus estarao usando no dia-a-dia a partir de 1º de janeiro de 2002.

A Suécia, assim como Gra-Bretanha e Dinamarca, é um dos três países da UE que decidiram rejeitar a moeda única.

A presidência do ``Eurogrupo', formado pelos ministros das Finanças dos 12 países da zona do euro, será assumida durante todo o ano de 2001 pela Bélgica, que sucederá em 1º de julho a Suécia na presidência da Uniao para garantir a rotaçao no cargo entre os 15 países da UE.

Na próxima segunda-feira, o premier sueco, Goran Persson, irá a Hannover (Alemanha), onde o chanceler alemao, Gerhard Schoeder, descreverá o conteúdo das reunioes informais que terá dois dias antes, em Moscou, com o presidente russo, Vladimir Putin. A aproximaçao entre UE e Rússia é uma das prioridades da presidência sueca, assim como a ampliaçao da Uniao para o Leste, o emprego e o meio ambiente.

No dia seguinte, terça-feira, a Comissao Européia e seu presidente, Romano Prodi, viajarao até Estocolmo para uma visita ``protocolar' à capital sueca. Dia 17, o primeiro-ministro sueco viajará para Estrasburgo (França), onde discursará diante do Parlamento Europeu. Cinco dias depois, a chanceler sueca, Anna Lindh, presidirá em Bruxelas uma reuniao informal dos ministros das Relaçoes Exteriores.

Cerca de 80 reunioes ministeriais acontecerao durante a presidência sueca, entre elas duas reunioes de cúpula européias, a primeira em Estocolmo (em 23 e 24 de março) e a segunda em Goeteborg (em 15 e 16 de junho).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;