Política Titulo
Cassação de Luizinho divide deputados federais da região
Por Arthur Lopez
Do Diário do Grande ABC
28/01/2006 | 08:35
Compartilhar notícia


A bancada de deputados federais do Grande ABC diverge quando o assunto é prestar solidariedade ao colega Luiz Carlos dos Santos (PT-Santo André), o Professor Luizinho. No mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a aprovação do pedido de cassação na Comissão de Ética da Câmara, somente o companheiro Vicente Paulo da Silva (PT-São Bernardo), Vicentinho, declarou-se solidário a Luizinho. Edinho Montemor (PSB-São Bernardo) demonstrou simpatia, mas não é explícito no apoio. Ivan Valente (P-SOL-São Caetano) não declara seu voto, porém diz que, se Luizinho for cassado, quem perde é ele próprio e o PT, não a região.

Às vésperas da sessão decisiva para o mandato do Professor Luizinho – a votação de seu processo pode ocorrer na próxima semana –, o parlamentar foi lembrado, por Vicentinho, como “um deputado brilhante, não só para a região, mas também para o governo Lula”. Após reafirmar sua completa solidariedade ao companheiro de Santo André, Vicentinho diz estar certo de que “nenhum dos parlamentares petistas acusados é corrupto”.

Para Edinho Montemor, o pouco tempo de convivência no Parlamento com Luizinho deu a certeza de se tratar de “um deputado excelente para a região”. Segundo ele, que faz questão de não adiantar qual será seu voto na sessão de cassação, o caso de Luizinho “é diferente de qualquer outro a ser julgado”.

Montemor não esconde sua amizade com o deputado suplente Wagner Rubinelli (PPS-Mauá), mas afirma “que não quer perder na bancada da região a presença de um deputado experiente e próximo ao governo”. Segundo ele, os parlamentares do Grande ABC atuam em conjunto e Luizinho se destaca pela facilidade em abrir as portas no Executivo.

Mais crítico, o ex-petista Ivan Valente não declara o voto que dará, mas afirma que, se houver a cassação, “o prejuízo maior será do próprio Luizinho e do PT”. Para o socialista, “as coisas de interesse da região podem ser tocadas por outra pessoa”. Valente questiona até a identificação exclusiva dada a Luizinho no projeto de criação da Universidade Federal do Grande ABC, do qual também reclama a autoria.

Elogio de Lula – O maior sinal de apoio a Luizinho veio nesta sexta do interior do Estado, onde o presidente Lula disse que lamenta a aprovação do processo de cassação de seu ex-líder de governo. “Lamento porque o Luizinho é uma figura tão digna e tão decente”, afirmou o presidente. Apesar da análise positiva, Lula ressaltou que a decisão final cabe aos deputados, “que farão um julgamento político”. No entanto, Lula garantiu que não pode dar uma opinião mais detalhada porque não acompanhou os debates na Comissão de Ética.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;