Economia Titulo
‘Estou no mesmo cenário que vivi 29 anos atrás’, diz Lula
Por Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
03/07/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


Inevitavelmente, as conquistas sindicais foram relembradas, segunda-feira, na Scania. No início do “discurso improvisado”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a greve de 12 de maio de 1978, a primeira manifestação trabalhista desde 1964. “Estou no mesmo cenário que vivi 29 anos atrás. Foi aqui que mulheres e homens, vestindo o uniforme da Scania, marcaram o início da democratização do País.”

“Estava no sindicato às 8h da manhã, quando recebi a ligação de que a Scania havia parado”, conta. Lula relembra que a paralisação de 1978 só não foi totalmente bem sucedida porque, na época, a Anfavea – entidade que representa as montadoras – pressionou a Scania para recuar do acordo coletivo.

Entre os funcionários da companhia presentes naquela greve estava José Carlos Moureira, atualmente, o funcionário mais antigo da montadora, com 43 anos de casa. Segunda, Moureira entregou a Lula, ex-líder sindical, uma miniatura de um caminhão L 111, como símbolo dos 50 anos de história da empresa.

“Comecei aqui com 14 anos. Participei de todas as greves. Tenho muita honra de poder fazer essa homenagem a Lula”, afirma, ainda emocionado, após ser aplaudido pelas três mil pessoas presentes, entre funcionários, autoridades e convidados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;