Setecidades Titulo
Lauro Gomes terá mão dupla a partir de 2ª
Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
03/09/2011 | 07:03
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo, terá mão dupla a partir de segunda-feira no trecho de 4,5 quilômetros entre a Rua Afonsina, no Rudge Ramos, e a Avenida Pereira Barreto, no Baeta Neves. Atualmente, a via só tem circulação nos dois sentidos entre a Rua Sérgio Vieira de Mello (continuação da Avenida Kennedy) e a Pereira Barreto. A partir da Afonsina, a via volta a ser mão única até o fim, na Estrada das Lágrimas.

O objetivo da mudança, segundo a Prefeitura, é estimular o uso da avenida, que é considerada ociosa. O secretário municipal de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, informa que, atualmente, cerca de 15 mil veículos circulam pela via nos horários de pico. A expectativa é aumentar o fluxo para 40 mil.

O titular da Pasta diz que a decisão de dividir a pista - que tem quatro faixas de rolamento - foi antecipada também por causa das obras na Avenida Lions, que passa por rebaixamento. "Vai chegar um momento em que teremos de interditar provisoriamente o cruzamento da Lions com as avenidas Senador Vergueiro e Vivaldi. Nesse momento, a Lauro Gomes será fundamental para servir de alternativa", explica o secretário.

Outro objetivo da alteração é diminuir o tempo gasto na travessia entre o Rudge Ramos e o Centro de São Bernardo. A expectativa é de que a nova opção diminua o tempo de viagem, já que o motorista que for pela Lauro Gomes não terá de enfrentar o cruzamento da Vergueiro com a Lions, que fica fechado por cerca de cinco minutos nos horários de pico.

Para possibilitar a modificação, foram instalados semáforos em alguns cruzamentos ao longo da Avenida Lauro Gomes. Outra medida, adotada no dia 22, foi a proibição da conversão à direita em direção à Avenida Atlântica, em Santo André.

Cartão Legal

A Prefeitura realizou na manhã de ontem evento em comemoração ao primeiro ano do Cartão Legal, tíquete semelhante ao Bilhete Único, da Capital. A administração informa que 180 mil pessoas utilizam as nove categorias do sistema.

O prefeito Luiz Marinho (PT) anunciou a criação do cartão empresarial, que servirá como vale-transporte. Outra novidade é que, daqui a aproximadamente 60 dias, o Cartão Cidadão - usado por clientes avulsos - poderá ser carregado pela internet. O pagamento será feito por meio de boleto bancário.

O secretário Oscar Silveira Campos informa que a meta é aumentar o número de usuários comuns - atualmente estão em circulação 16 mil modelos do tipo Cidadão. "O sistema de transporte da cidade ainda não permite muitas integrações, pois temos linhas longas e poucas baldeações. Com a reestruturação das linhas e a entrega de 11 corredores de ônibus, o número de usuários vai aumentar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;