Memória Titulo
Notícias do Ano-Novo. Um Almanaque. E a sopa da felicidade

2009 começa e a coluna Memória muda o enfoque dos números

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Se eu pudesse transformar em realidade o meu desejo mandaria a vocês todos, por antecipação, os meus cumprimentos pela maneira humana como teriam vivido 1979. Não sou adivinho, mas confio."
Fausto Polesi, no papel de Roterdan Cravo, na crônica Minha mensagem de Ano Novo tem aviso e esperança, publicada em 31 de dezembro de 1978.

* * *

2009 começa e a coluna Memória muda o enfoque dos números: todo ano que terminar com 4 ou com 9 significará datas redondas, diferentemente de 2008, quando os números redondos terminavam com 3 (de 1953, IV centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo, por exemplo) ou 8 (de 1968, o ano que não acabou).

Do final 9, 1959. O News Seller partia firme para o seu primeiro ano de fundação - e rumo à sua transformação no Diário de hoje. Do final 4, o IV Centenário de São Paulo, do Corinthians campeão - num certame paulista que terminaria apenas em 1955.

Para este 2009, a coluna se comprometeu, publicamente, a focalizar a vida política da Câmara Municipal de Santo André, que um dia se chamou São Bernardo. Para isso, nos valeremos da segunda edição do Almanaque de Vereadores, lançado em 5 de dezembro de 2008.

De 1892, quando foi instalada, até 1937, quando foi dissolvida, a Câmara Municipal abrangeu as sete cidades. Assim, o almanaque focaliza vereadores de todo o Grande ABC, num primeiro momento. A partir de 1948, começa a restrição, pois São Bernardo já era município autônomo. Mas, representantes dos demais distritos continuavam a frequentar as sessões em Santo André - até que as sete cidades se formassem.

O Almanaque de Vereadores, 2ª edição, focaliza a história política do Grande ABC. Mostra também a formação oficial e social das sete cidades. Na obra, está reunida a biografia de 279 vereadores e 13 conselheiros, num total de 292 cidadãos. Destes, o almanaque publicou 232 fotografias. Das 60 faltantes, já localizamos 24. E todas elas estarão aqui em Memória ao longo do ano, na data do aniversário de cada um dos parlamentares, dos mais antigos até aqueles que encerraram mandato ontem, 31 de dezembro de 2008, que já é passado.

O Almanaque de Vereadores, 2ª edição, teve apenas 1.000 exemplares, uma razão a mais para que a coluna se preocupe com a difusão deste tema. Feliz 2009 a todos!

SOPA DA FELICIDADE
Hoje, às 7h30, a colônia japonesa de Santo André se reúne no Parque do Pedroso para saudar o sol e tomar a ‘sopa da felicidade'.

MIZUHO
Também a colônia japonesa de São Bernardo se reunirá na manhã deste 1º de janeiro para celebrar a chegada de um Novo Ano. A celebração vem se repetindo desde 1936, já que a colônia Mizuho foi fundada em maio de 1935. Geração após geração, um costume que se eterniza.

IMIGRAÇÃO JAPONESA
Em 2008 iniciamos, nesta data, a publicação da história de algumas famílias japonesas do Grande ABC, num trabalho que se estende até hoje, para celebrar o centenário da imigração japonesa ao Brasil. Graças às reportagens, a coluna Memória foi acompanhada cotidianamente pela colônia, dentro e fora do Grande ABC, inclusive pela internet.

Um dos nossos leitores mais assíduos foi o jornalista Masayuki Fukasawa, do Nikkey Shimbun (bairro da Liberdade, na Capital). Segundo ele, o Diário foi o jornal que mais focalizou o centenário da imigração japonesa, graças aos nossos parceiros da coluna. Outro leitor assíduo é o radialista Mikio Tangi, de Ribeirão Pires, que pela rádio Pérola da Serra FM (92,5), estimula sempre o nosso trabalho. Seu programa vai ao ar aos sábados, das 7h às 9h e pode ser sintonizado pela internet: www.peroladaserrafm.com.br ou www.guiaderibeiraopires.com.br

ALMANAQUE
E porque hoje é 1º de janeiro, focalizamos o primeiro vereador de Santo André, nascido nesta data.

Nome: Leonardo Vito Molinaro.
Nascimento: São Paulo (Bairro da Luz), 1º de janeiro de 1915.
Vereador: 1960 a 1963.
Partido: PTN.
Falecimento: 16 de junho de 2005.

O vereador Molinaro centrou esforços na questão urbana. Preocupou-se com a falta de melhoramentos públicos em praticamente todos os bairros, inclusive Vila Assunção e Vila Eldizia. De formação sindicalista, esforçou-se na causa dos trabalhadores da cidade que escolheu.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 31 de dezembro de 1978

Manchete - Mensagem de Dom Cláudio vincula paz à justiça. "Celebrando-se o Dia Mundial da Paz neste início de ano - 1º de janeiro - gostaria que toda Diocese de Santo André e o povo do Grande ABC refletissem sobre o significado profundo dessa data para o Brasil e para a região", dizia o bispo diocesano há 30 anos.

Diarinho - Publicação lança o calendário 1979

EM 1º DE JANEIRO DE...
1949 - Instalado, oficialmente, o município de São Caetano do Sul.

1954 - São Caetano vê raiar o Ano-Novo dentro de um ambiente festivo e alegre. Já ao entardecer, fotos de artifício sobem aos céus. A Lira de São Caetano faz realizar linda alvorada. Executa músicas às portas das residências do prefeito Anacleto Campanella, do vice-prefeito Jacob João Lorenzini, dos vereadores e da redação. (De uma notícia publicada pela Folha do Povo, em 5 de janeiro de 1954)

HOJE
Dia Mundial da Paz, Dia da Fraternidade Universal e Dia do Município.

SANTOS DO DIA
Maria mãe de Deus, Almáquio, Fulgência (padroeira dos Procuradores), Odilão e Senhor dos Navegantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;