Setecidades Titulo
Mauá vai isolar quadra de lazer do piscinão Jardim Sônia Maria
Por Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
19/05/2005 | 07:48
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá vai isolar a área de lazer do piscinão Jardim Sônia Maria para que os freqüentadores não fiquem expostos aos riscos de contaminação. Em nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa, o secretário de Serviços Urbanos, Tácito Andrade, reconhece que os tanques antienchente podem oferecer perigos à saúde. Ele ainda garante que as intervenções se estendem ao reservatório do Paço Municipal, de onde serão retiradas as traves de futebol.

“Entendemos que em épocas de chuvas, quando a quadra fica submersa pelas á-guas, pode haver proliferação de animais que causam doenças à população”, afirma o secretário, referindo-se ao piscinão do Paço. Especialistas afirmam que os tanques são impróprios para recreação, mesmo depois de passar pela manutenção. A retirada dos montes de lixo, entulho e mato, além da dedetização e da desratização, não bastam para livrar o solo da contaminação pelo esgoto e outros elementos nocivos. “Os piscinões não passam de buracos de esgoto”, definiu nesta terça o arquiteto e urbanista Gilson Lamera, pesquisador da Fundação Santo André.

No Grande ABC, três dos 14 piscinões contam com quadras ou campinhos improvisados de futebol, para que sejam utilizados em épocas de estiagem. Dois deles estão em Mauá. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou nesta terça que as traves de futebol do piscinão Grã-Bretanha, na Vila Príncipe de Gales, serão retiradas a pedido do Departamento de Esportes e Lazer da Prefeitura. A autarquia destaca que a idéia de uso dos reservatórios para recreação não tem a aprovação dos técnicos do Semasa. Em Diadema e São Bernardo, as Prefeituras também se manifestaram contra o uso dos piscinões para lazer e afirmam que o acesso aos tanques é proibido.

Limpeza – O governo do Estado voltou a responsabilizar a Prefeitura de Mauá pela falta de manutenção no piscinão Jardim Sônia Maria, inaugurado há cerca de um ano. De acordo com a assessoria de imprensa, o acordo entre as partes prevê que a administração local execute a limpeza periódica do reservatório e que o compromisso independe da assinatura de qualquer termo pós-inauguração.

A Prefeitura, em nota oficial, diz que vai providenciar a limpeza do tanque “o mais rápido possível, mesmo não sendo de responsabilidade do município”. A vizinhança do Sônia Maria denunciou o abandono da área e afirma que as casas estão sendo invadidas por ratos e insetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;